Atividade turística que cresce a cada ano em Ilhabela, o receptivo de navios de cruzeiro comemora um novo recorde, e prevê a escala de 140 transatlânticos entre os meses de novembro de 2009 e abril de 2010.

 

Serão 15 navios: MSC Opera, MSC Musica, MSC Lírica, MSC Armonia e MSC Orchestra, da MSC Cruzeiros; Splendour of the Seas e Visiono f the Seas, da Royal Caribbean; Costa Mágica, Costa Concordia e Costa Victoria, da Costa Cruzeiros; Grand Celebration, Grand Voyager e Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros; Veendam, da Holland America e Zenith, da CVC.

 

Apesar de dividir a opinião de moradores, empresários e comerciantes, o receptivo de navios é uma das apostas da prefeitura de Ilhabela para incrementar o turismo na cidade “A parada de navios de cruzeiro é extremamente importante para o turismo de Ilhabela, pois o turista que aqui permanece durante seis horas e faz alguns passeios pela cidade, sempre quer voltar”, afirma Maria Inez Ferreira, Secretária de Turismo de Ilhabela.

 

No ano passado, as 95 escalas trouxeram, segundo estimativas da prefeitura, cerca de 308 mil turistas, que desembolsaram aproximadamente R$ 40 milhões na economia local, entre gastos com compras, alimentação, serviços e passeios.

 

Para conquistar novas escalas para a temporada deste ano, o prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci e a secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira, participaram de reuniões com as principais companhias de cruzeiro mundiais, durante a Seatrade, em Miami.

 

Outra novidade que deve impulsionar o turismo na cidade foi anunciada em junho, quando o ministro do Turismo, Luiz Barreto, participou do 1º Fórum de Turismo do Litoral Norte e consolidou Ilhabela como uma das 65 cidades indutoras de turismo para a Copa de 2014. Com isso, pelo menos R$ 3 milhões em investimentos são esperados para Ilhabela, e devem ser aplicados em recuperação de píeres e infraestrutura urbana, dentro do Plano Nacional de Turismo.