Nesta temporada, novos navios chegam à Ilha, como o MSC Fantasia, MSC Magnífica, Costa Favolosa, Costa Fascinosa, Azamara Quest, L’Austral e Seven Seas Mariner.

O secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger, falou sobre a expectativa para mais uma temporada de cruzeiros. “Este ano três navios deixaram de operar na costa brasileira, o que resultou na redução do número de escalas no país. Em contrapartida, outros dois navios maiores entraram, o que para Ilhabela deve significar um aumento do número de turistas”, salientou o secretário. Ou seja, serão menos escalas, mas um número maior de pessoas desembarcando na cidade. A previsão é de 348 mil turistas nesta temporada (2012-2013) contra 259 mil no último período (2011-2012), crescimento de 34,25%.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressalta que a cidade conta com uma estrutura eficiente para receber os visitantes. “Uma cidade boa para o morador, certamente receberá bem o turista. Temos investido na infraestrutura, como obras de saneamento, ciclovia, calçadas, no sistema de saúde e tudo isso reflete no turismo. Além disso, o nosso trade turístico se prepara a cada ano para este importante trabalho, afinal, o turismo é a nossa indústria”, avalia o prefeito.

Qualificação

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento,  em parceria com o Parque Estadual de Ilhabela, iniciou em outubro o curso de capacitação para condutores e receptivo turístico. Até novembro, motoristas de vans e jipes, além de agentes do receptivo turístico participarão do curso, na sede da secretaria, na Barra Velha.

O curso, de caráter obrigatório, é oferecido gratuitamente com o objetivo de capacitar e reciclar os agentes de turismo do município, de acordo com a Lei 651/2008, que regulamenta a atividade. Essa capacitação conta com 10 módulos de carga horária de 3 horas cada. Dentre os módulos estão biodiversidade, geografia turística, comunidades tradicionais, história e cultura, normas da ABNT, ética profissional, Parque Estadual de Ilhabela, ecoturismo e primeiros socorros. Hoje nosso município recebe aproximadamente 1,5 milhão de turistas por ano e é imprescindível estarmos aptos a receber e informar nosso visitante com qualidade e conhecimento.

Destino em alta

O destino Ilhabela é procurado também no período baixa temporada. O mês de agosto, por exemplo, foi considerado o melhor dos últimos dez anos, em função dos eventos e muitos casamentos na cidade.

Os índices de ocupação cresceram. No fim do mês passado superou a marca de 63% e no primeiro fim de semana de outubro chegou a 68,2%.