A Cachoeira do Gato é a maior queda d’água de Ilhabela, e atrai todos os anos centenas de turistas que visitam a Praia de Castelhanos. A trilha que dá acesso à cachoeira e suas piscinas naturais sai do canto esquerdo da praia, passa por uma comunidade local e segue pela Mata Atlântica, em um percurso de nível leve que leva cerca de 30 minutos.
O aumento do fluxo de turistas e a preocupação com a preservação da área deu origem a um projeto de revitalização da trilha, executado pelo Instituto Ilhabela Sustentável, através da assinatura de um termo de cooperação entre a entidade, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Prefeitura de Ilhabela.
Viabilizadas através da captação de recursos feita pelo Instituto, as obras tiveram início em janeiro de 2009, com intervenções como a contenção de trechos com risco de desabamento, adaptação de escadas nos trechos de difícil acesso, instalação de deck de acesso na cachoeira e construção de uma ponte suspensa contemplativa.
“O projeto foi implantado sem nenhuma supressão de vegetação e sem nenhum impacto ambiental, e é um passo importante para o desenvolvimento do ecoturismo sustentável na região” afirma Georges Grego, presidente do IIS.
Além de preservar o patrimônio natural da região, a iniciativa pretende promover o envolvimento da comunidade local, com a formação de guias que deverão acompanhar os passeios, garantindo mais conforto e segurança aos turistas.