Ilhabela tem 346 quilômetros quadrados de área total, formando o arquipélago que compreende a ilha de São Sebastião, que em sua parte voltada para o canal de mesmo nome abriga a área urbanizada, três ilhas menores: Vitória, Búzios e Pescadores, e os ilhotes das Cabras, da Sumítica, da Serraria, dos Castelhanos, da Lagoa, da Figueira e das Enchovas.

 

Desde 1977, 83% dessa área é protegida por um Parque Estadual, criado pelo Governo do Estado para preservar uma das maiores faixas continuas de Mata Atlântica remanescentes na região. A medida garantiu ao arquipélago a manutenção de uma imensa e exuberante área verde, que somada à beleza de suas praias e cachoeiras faz de Ilhabela um destino que agrada e surpreende turistas brasileiros e estrangeiros.

 

Em 140 quilômetros de costa, estão espalhadas mais de 40 praias, todas cercadas pelo frescor da Mata, que também esconde inúmeras cachoeiras e trilhas para a prática de ecoturismo. No fundo do mar, mais de 20 naufrágios entre cargueiros, pesqueiros, rebocadores, paquetes e petroleiros, fazem da ilha o maior “cemitério” de navios do Brasil, atraindo mergulhadores do mundo todo.

 

E para receber este turista, empreendedores de diversos ramos decidiram investir pesado na região, criando hotéis, pousadas, restaurantes e lojas projetados para atrair um público exigente e selecionado, que quer aproveitar o que Ilhabela tem de melhor com conforto e sofisticação.

 

Veja a seguir algumas das iniciativas que deram certo e que contribuem para que a ilha seja o destino escolhido pelos turistas que desembarcam por aqui.

 

 

                                                                                                                                                                                                                    

O Melhor Hotel de Praia da América do Sul

 

É o prêmio que acaba de ser concedido ao DPNY Beach Hotel pelo renomado guia britânico Condé Nast Johansens, considerado a bíblia do turismo de luxo mundial. Publicado pela editora Condé Nast, responsável por títulos como Vogue, Vanity Fair e Condé Nast Traveller, o guia circula entre um seleto grupo de consumidores de turismo de luxo e tem milhões de leitores ao redor do mundo.

 

“O DPNY Beach Hotel tem sido recomendado pela Condé Nast Johansens há três anos e continua a agradar os nossos leitores. Nossa expansão na América do Sul durante este tempo fez com que a concorrência para esses prêmios ficassem mais exigentes do que nunca. Com isso, os hotéis premiados realmente têm que mostrar excelência em todas as áreas de serviços e produtos. A localização do DPNY Beach Hotel é perfeita para férias com praia, juntamente com a excelente cozinha e o eclético e estiloso ambiente”, conta Lesley O’Malley-Keyes – VP & Publishing Director – The Americas – Condé Nast Johansens.

 

A entrega do prêmio The Most Excellent Beach Hotel of South America, que aconteceu no início do ano, é mais uma prova de que o maior empreendimento hoteleiro de Ilhabela está no caminho certo, atraindo a atenção e o reconhecimento da mídia internacional e incrementando a economia local com turismo de qualidade. Além disso, é uma conquista para a cidade, que ganha visibilidade mundial e tem a oportunidade de se firmar como um destino turístico apto a receber um público exigente, crítico e com alto poder de consumo.

 

“O prêmio concedido pelo Guia segue uma série de critérios que garantem ao nosso leitor que os indicados oferecem o que há de melhor em cada região. Conforto, sofisticação, excelência no atendimento e serviços exclusivos, somados às belezas e atrativos naturais, são algumas das exigências do consumidor do turismo de luxo”, afirma Felipe Candiota, responsável pela seleção e inspeção de hotéis na América do Sul para o guia Condé Nast Johansens.

 

 

A nova versão do Hotel de Luxo

 

Inaugurado em dezembro de 2005, na praia do Curral, a mais badalada de Ilhabela, o DPNY Beach Hotel já recebeu mais de 200 mil hóspedes e turistas, e se transformou em um dos empreendimentos hoteleiros mais bem sucedidos do país.

 

Concluída a etapa inicial, com a abertura das primeiras suítes, o hotel seguiu seu projeto de investimento contínuo e desde então não para de surpreender seus visitantes. Com as recém-inauguradas Suítes Caiçaras e as novas Suítes do Outro Lado da Rua, passa a contar com 83 suítes, todas com camas King Size, dossel e Flat Cabel TV, entre outros mimos.

 

O investimento na qualidade de seus serviços é outro diferencial do hotel, que conta com uma equipe de mais de 150 colaboradores registrados, treinados continuamente por instituições especializadas, como o SENAC.

 

No Clube de Praia, que também pode ser aproveitado por não-hóspedes através do serviço de Day Club, há SPA com sauna finlandesa, piscina aquecida, jacuzzi e massagem, piscina externa com vista para o mar, serviço de praia com espreguiçadeiras, toalhas, mesas e cadeiras, camas, ocas e lounges espalhados pelo bosque para apreciar o por do sol ou para não fazer nada, DJs residentes com música de qualidade, internet Wi-Fi, equipamentos de mergulho e caiaque, estrutura náutica com passeios de barco e segurança.

 

Para garantir a versão DPNY de Hotel de Luxo, o café da manhã é servido até as 13h, com espumante incluído, o check out aos domingos é estendido até as 18h, há laptops Apple e iPods disponíveis, champagne como welcome drink nas suítes Imperial, Bangalôs e Presidencial, concierge e serviços exclusivos, obras de arte em todos os lugares e um restaurante estrelado, comandado pela chef Renata Raikov, com alta gastronomia todos os dias.

 

 

“As constantes mudanças no cenário hoteleiro, nos inspiram a cada temporada renovar também o conceito que empregamos diariamente para transformar o DPNY em um dos melhores hotéis do mundo. Estamos sintonizados que Luxo na hospitalidade tem a ver com experiência e não excesso. Oferecer o café da manhã até uma da tarde ou o check out aos domingos até as 18 horas, excelente e premiada gastronomia,  é um ótimo exemplo desta qualidade na experiência. Esperamos com este esforço, atrair o consumidor educado, culto e em busca do próprio crescimento pessoal, consciente. Aquele que está em busca de  silencio, tempo, espaço, segurança e exclusividade”, afirma Rossane Costa, diretora de Comunicação e Marketing do DPNY Beach.

 


Promoções e eventos

 

Com uma estrutura deste porte, o DPNY não foi projetado para trabalhar sua capacidade máxima apenas nos períodos de alta temporada, e por isso promove uma série de ações para manter sua ocupação durante o ano inteiro. São promoções temáticas, pacotes especiais e preços reduzidos durante a semana. Entre as promoções fixas, estão o desconto de 50% em todas as suítes do hotel para jovens com idade entre 8 e 20 anos e o desconto de 30% para pacotes de Lua de Mel durante a semana. Além disso, crianças acima de 8 anos em cama extra não pagam hospedagem.

 

Outra medida para combater a sazonalidade é a promoção de eventos sociais e corporativos. “As empresas estão procurando novos e criativos ambientes para a realização de reuniões estratégicas e encontros de executivos, e o DPNY tem as características ideais para este target”, lembra Rossane. Já para o mercado de festas de casamento, que tem Ilhabela como um dos destinos favoritos para quem quer casar na praia, o hotel oferece estrutura completa e já tem várias propostas para 2010, gerando movimento para diversos setores da economia local em períodos de baixa temporada.

 

“O Brasil vai sediar dois dos maiores eventos mundiais: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e com esta chancela, o DPNY Beach Hotel, assim como Ilhabela,  pode e deve se transformar em uma excelente opção de hospedagem e destino. De nossa parte, estaremos com tudo pronto para recebê-los” finaliza Rossane.

 

 

 

Suítes sobre o mar

 

É o que o hóspede encontra quando chega ao Barra do Piúva Porto Hotel. Com uma localização privilegiada, tem seus ambientes cuidadosamente encaixados em uma bela costeira, com suítes praticamente sobre o mar e uma vista deslumbrante do canal de São Sebastião e da Ilha das Cabras, tradicional ponto de mergulho do arquipélago.

 

Ideal para casais ou grupos de amigos, tem suítes amplas e bem decoradas, todas equipadas com ar condicionado, frigobar, televisão, rede de DVD com mais de 350 títulos, cama box springer,  cofre, ducha com aquecimento central e secador de cabelos.

 

Quem quer ainda mais espaço e conforto, pode optar por apartamentos como o Loft, que tem 80 metros quadrados, TV de 29 polegadas, DVD player e hidromassagem, ou a Suíte Máster, com cama king size e pilow top, roupa de cama Trussardi, TV 29 polegadas com tela plana, DVD player e até prancha de cerâmica para cabelos no banheiro.

 

Entre as opções de lazer estão a piscina com deck, hidro-spa aquecido, sauna, mini fitness, bar, caiaques e acesso exclusivo ao mar e uma prainha, formada por uma pequena faixa de areia com águas transparentes. Os hóspedes que chegam de barco dispõem de píer para embarque e desembarque e de poitas para deixar a embarcação.

 

O hotel conta ainda com um restaurante, que traz pratos da culinária local e entradas e petiscos que podem ser servidos no deck bar ou na piscina.

 

E para os turistas que viajam com seus animais de estimação, um serviço exclusivo: canil para cães de médio e grande porte, com boxes individuais equipados com luz, ar-condicionado e uma câmera de monitoramento 24 horas, com imagens transmitidas a um canal interno, onde o dono pode observar seu cão na TV do quarto. A água é trocada três vezes ao dia e o boxe é limpo diariamente. A alimentação e o passeio ficam por conta do dono.

 

 

 

Romance, conforto e privacidade

 

Voltada exclusivamente para casais, a pousada Refúgio das Pedras esbanja charme e romance, em um projeto concebido cuidadosamente em parceria com a natureza. Instalada em uma grande área verde, cercada pela Mata Atlântica, teve seus ambientes encaixados ao terreno, o que resultou em enormes pedras que adentram os quartos e em troncos de árvores que atravessam espaços como o salão de café da manhã.

 

São apenas 7 suítes, que permitem aos donos da pousada oferecer o seu principal diferencial: um atendimento exclusivo, personalizado e cheio de mimos, como velas acesas nas banheiras de hidromassagem, cestinhas de chocolate nos quartos, pães, doces e geléias do café da manhã fabricados artesanalmente na cozinha da pousada e até serviço de concierge.

 

Dispostos a cuidar pessoalmente de cada um de seus hóspedes, a equipe programa passeios, conta com carro próprio e se dispõe a levar os turistas para conhecer uma Ilhabela diferente, sob o olhar crítico e dedicado de quem conhece bem a região e sabe o que ela tem de melhor.

 

Nos apartamentos, jardim privativo, roupa de cama especial com lençóis confeccionados em puro algodão, travesseiros antialérgicos, camas king size, TV, DVD, Wi-Fi, ar-condicionado, cofre e opção de banheira de hidromassagem.

 

Para o lazer dos hóspedes, piscina com deck, academia, hidromassagem ao ar livre, sala de TV, redes e espreguiçadeiras espalhadas pelo jardim, lounge para contemplar o por do sol, e espaço de relaxamento e bambuterapia, com sala de massagem e ofurô.

 

 

 

Sofisticação com clima africano

 

Construída sobre uma costeira 36 mil metros quadrados, a Pousada Solar Singuitta também é um bom exemplo de empreendedores que investiram em Ilhabela com o objetivo de atrair turistas interessados em luxo e sofisticação.

 

Desde a recepção até as suítes, a decoração temática remete às paisagens africanas, com pegadas gigantes de animais no piso, quadros, tapetes, esculturas, móveis e objetos que remetem às belezas e aos símbolos do continente.

 

Apesar de estar instalada em uma área grande, a pousada conta com apenas 12 suítes, divididas nas categorias VIP, Super Luxo, Standard e Luxo. As duas suítes VIPs têm 72 metros quadrados cada, varanda privativa com vista exclusiva para o mar, ofurô ao ar livre para duas pessoas, cama king size, hidromassagem, TV, DVD, ar condicionado, sala de estar e  jantar, mini-copa com frigobar e cafeteira italiana com diversos saches de espresso importados, roupões e roupas de cama Trussardi e cofre eletrônico para laptop. Além disso, estão encravadas na costeira, próximas ao mar.

 

Na suíte Super Luxo, há uma grande banheira de hidromassagem no meio do quarto. As do tipo Luxo têm ampla varanda com vista para o mar e as Standard têm decoração temática. Todas contam com cama king-size, ar condicionado, TV 29’ de tele plana, DVD, frigobar e cofre eletrônico.

 

A área de lazer tem trilhas ecológicas, cachoeira, piscina com bar molhado, solário exclusivo para a prática de topless, sala de fitness, SPA com tratamentos estéticos corporais e faciais, massagens terapêuticas e relaxantes e salão de cabeleireiro.

 

O hotel conta ainda com heliponto, sala de convenções para até 30 pessoas com infra-estrutura para receber reuniões corporativas, serviço de Day SPA para visitantes, restaurante e até um carro elétrico para carregar as bagagens.

 

 

 

 

Villa Mamma Lu

Bom gosto e sofisticação em um espaço único

 

Instalado em um dos mais charmosos casarões da ilha, o novo espaço abriga loja de decoração, empório, área gourmet, cafeteria Nespresso e um requintado Bistrot.

 

Criada em 2002, por um casal paulista que se mudou para Santa Catarina, a Mamma Lu nasceu em Joinville, como uma loja de artigos para decoração. Inspirada na tendência européia de oferecer louças lisas e estampadas em peças avulsas, permitindo ao cliente montar conjuntos exclusivos ou simplesmente agregar ou repor peças, a novidade fez sucesso na região e em pouco tempo suas coleções de mesa posta, faiança provençal, vasos e arranjos, entre outros itens, tornaram-se referência de bom gosto, qualidade e variedade.

 

Algum tempo depois, motivados pelo sucesso da loja e por sua paixão pela culinária, o casal montou o Bistrot Mamma Lu, que foi um verdadeiro divisor de águas em Joinville, criando na cidade um novo conceito de gastronomia.

 

Em 2009, dispostos a dividir seu tempo entre Santa Catarina e São Paulo, escolheram Ilhabela para montar as versões paulistas da loja e do bistrot, que aqui puderam dividir harmoniosamente o mesmo espaço, a Villa Mamma Lu, instalada num charmoso casarão no Campo de Aviação. “Sempre frequentamos e gostamos muito da ilha, e quando vi esse imóvel decidi que era aqui que montaríamos o nosso espaço”, conta a empresária Yedda Martins, proprietária da loja.

 

 

Decoração

 

Seguindo a mesma proposta da loja de Joinville, a Villa Mamma Lu de Ilhabela traz uma diversificada coleção de mesa posta, com louças lisas e estampadas, todas vendidas em peças avulsas, objetos, móveis e acessórios Cecília Dale, copos e taças de vidro ou cristal, copos turcos coloridos, guardanapos, adornos e sousplats de diversos materiais, panelas francesas Le Creuset e uma linha especial de faianças, fabricadas no Brasil exclusivamente para a loja. “Para Ilhabela, desenhamos peças exclusivas, com motivos marinhos e outros temas voltados à decoração de casas de praia”, afirma Yedda.

 

Ainda no piso superior do espaço, onde fica a loja, está instalada uma cafeteria Nespresso, que além de servir os Grand Crus do famoso café italiano, também vende as máquinas e as cápsulas para levar pra casa.

 

 

Gastronomia

 

Dividido entre a área interna, cuidadosamente decorada, e um amplo pátio externo, com jardim ao ar livre, o salão do restaurante anuncia o clima do bistrot, com mesas bem postas, iluminação aconchegante e ambiente interno climatizado. Para comemorações familiares ou encontros de negócios, há uma sala reservada, com capacidade para até 10 pessoas.

 

No cardápio, pratos de influência francesa e italiana, preparados na hora com ingredientes frescos e selecionados, em uma cozinha que privilegia a criatividade. “Nossa cozinha é formada por uma equipe que funciona com uma orquestra, onde privilegiamos a importância do trabalho de cada um, para que o resultado seja uma comida autêntica, saborosa e criativa”, conta o empresário e restauranter Antonio Carlos Dias de Oliveira.

 

Além de receitas tradicionais, como o Carpaccio de Haddock, o Risotto de Bacalhau ou o Magret de Canard, que fazem parte do menu fixo, o cardápio tem pratos especiais, alterados a cada semana para surpreender os clientes. “A cada trimestre preparamos um novo cardápio, mas como nossa cozinha privilegia o frescor e a qualidade dos ingredientes, muitos de nossos pratos são criados na hora, de acordo com os pescados e vegetais que selecionamos naquela ocasião”, afirma Antonio Carlos.

 

Outra novidade do bistrot é que não há carta de vinhos para acompanhar o cardápio. Como o espaço conta com uma loja de vinhos da World Wine, o cliente escolhe na loja o rótulo que vai beber e consome pelo preço de compra.

 

Empório

Além da loja de vinhos World Wine, com cerca de 80 rótulos de vinhos tintos, brancos e espumantes de diversas procedências, que podem ser comprados em qualquer quantidade, inclusive com serviço de delivery para embarcações, a Villa Mamma Lu conta também com um empório de produtos importados, como massas, molhos, patês, azeites e conservas La Pastina.

 

Festas e eventos

O Bistrot Mamma Lu também recebe eventos sociais e corporativos e festas de casamento para até 200 convidados, com pacotes que podem ou não incluir os serviços de buffet.

 

Serviço

Durante a alta temporada a loja abre todos os dias, a partir das 14h, e o bistrot funciona todas as noites, a partir das 20h. No período de baixa temporada, a loja e o bistrot fecham às segundas e terças.

Av. Pedro Paula de Moraes, 1006 – Saco da Capela. Tel. (12) 3896-5226

 

 

 

Investimento público

 

No início de 2010 a prefeitura de Ilhabela anunciou a importante conquista de verbas federais e estaduais que serão investidas em estrutura turística. A maior delas vem da assinatura de dois convênios com o Ministério do Turismo, o primeiro no valor de R$ 507 mil e o segundo de R$ 1 milhão, ambos destinados à construção do Centro de Convenções e Teatro Municipal. Avaliada em 4,4 milhões, a obra já passou por processo de licitação e também receberá verbas estaduais e municipais. “Vamos realizar este sonho da população de Ilhabela, que é ter seu teatro municipal e espaço para eventos. O Centro de Convenções também estimulará o turismo de negócios em nosso município, o que será importante principalmente na baixa temporada”, comenta o prefeito Toninho Colucci.

 

Ainda com recursos do Ministério do Turismo, no valor de R$ 975 mil, serão construídos três novos píeres municipais. Somado aos investimentos dos Ministérios dos Esportes e das Cidades, que serão empregados na construção de uma pista de atletismo, em infra-estrutura esportiva e na pavimentação de ruas, o total de verbas federais destinadas ao município até agora é de R$ 4,2 milhões.

 

No âmbito Estadual, as conquistas mais importantes vêm da assinatura de dois convênios com o DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias. O primeiro, no valor de R$ 2 milhões, será destinado ao projeto de urbanização da Avenida Princesa Isabel, no trecho entre a rotatória da balsa e o Fórum. A obra, que prevê a duplicação da avenida, a construção de uma ciclovia no canteiro central, calçadas, jardins e bolsões de acesso aos bairros da Barra Velha e Água Branca, trará mais segurança no trânsito e um novo visual na entrada da cidade. A outra verba, no valor de R$ 350 mil, será empregada na reurbanização de um trecho da Vila, em frente a praça Coronel Julião, que inclui o prolongamento do deck à beira-mar, próximo a Barraca do Samba.

 

Município Indutor de Turismo

 

O prefeito também participou no final do ano passado do 3º Encontro dos Municípios Indutores de Turismo, em Brasília. A melhora nos índices de competitividade dos 65 destinos foi constatada a partir da comparação dos resultados dos relatórios de 2008 e 2009. O estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério do Turismo e do Sebrae, avaliou capitais e “não capitais”.

 

São Paulo e Foz do Iguaçu lideram o ranking e aparecem como os municípios brasileiros mais bem estruturados para receber turistas no país. “Nossa responsabilidade é grande, pois além da capital, apenas Ilhabela está entre as 65 cidades indutoras de turismo para a Copa do Mundo. Nosso objetivo é fortalecer a indústria do turismo não só no arquipélago, mas também em toda a região”, enfatizou Colucci.

 

Segundo o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, que possui um sistema online de monitoramento de cada um dos 65 destinos em seu gabinete, o estudo será repetido até 2014, criando-se assim uma série histórica de acompanhamento dos municípios. “Um retrato fiel que permitirá a projeção de ações nas diversas áreas do turismo como qualificação e infraestrutura e um importante instrumento de diálogo com outras instâncias do governo, uma vez que nem todas as intervenções são necessariamente do Turismo”, concluiu.

 

 

 

 

Yacamim Rerva Hotel

 

Instalado dentro do condomínio de mesmo nome, na Praia do Curral, o Yacamim Reserva Hotel foi inaugurado em dezembro do ano passado e é administrado pela rede Hotelaria Brasil.

 

Com padrão 5 estrelas, o Hotel tem 28 bangalôs, todos para casal com opção de terceira cama extra. Nos Bangalôs Ilhabela, de 40 metros quadrados, há ar-condicionado, cofre digital, figobar, TV LCD com canais por assinatura, banheira, Internet banda larga, sala de estar e varanda. Nos Bangalôs Yacamim, de 60 metros quadrados, além de todos os itens da opção Ilhabela, há também sala reversível com sofá cama e sala de estar e jantar.

 

Implantado sob o conceito de Hotel Boutique, com decoração sofisticada e ambientes amplos e bem planejados, o Yacamim não poupa esforços para garantir o conforto de seus hóspedes, que contam com mordomias como roupas de cama Trussardi, amenities L’Occitane e serviços de concierge.

 

Na área de lazer há piscina externa para adultos e crianças, sauna a vapor, fitness center completo com equipamentos de última geração, quadra poliesportiva, quadra de tênis, salão de jogos, home theater, lounge, espaço de recreação infantil e um SPA L’Occitane. Na praia, que fica há apenas 100 metros do Hotel, há um Lounge Bar, que serve drinks e petiscos e oferece cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis.


Restaurante

 

Aberto ao público, o Restaurante Yacamim é outra atração do Hotel, e chama atenção pelo bom gosto da decoração, pela personalidade do atendimento e pela criatividade e sofisticação do cardápio.

 

Sob o comando do chef executivo Cláudio Aliperti, a cozinha tem inspiração mediterrânea com ênfase na Itália, e traz pratos que privilegiam a qualidade e sabor de cada ingrediente, como o Robalo Mediterrâneo (filet de robalo fresco envolto em crosta de castanha de caju, acompanhado por tomatinhos cereja confit e regado com azeite de ervas), o Salmão Yacamim (filet de salmão fresco acompanhado por arroz negro e molho tare) e a Paleta de Cordeiro desossada, cozida à vácuo a 68o por 12 horas, acompanhada de batatas salteadas de alecrim.

 

No menu de entradas, destaque para a Brandade de Bacalhau com Tapenade de Azeitonas, acompanhada por mini pães quentinhos, e entre as sobremesas, as especialidades são o Brownie de chocolate feito na casa, servido com calda quente de chocolate e sorvete de creme, e o Yacamim (creme mascarpone com calda de vinho tinto e frutas vermelhas.

 

O restaurante atende hóspedes do hotel e condôminos e é aberto ao público para o café-da-manhã, almoço e jantar. Convém fazer reserva.

 

 

 

 

Serviço

 

DPNY Beach Hotel

Tel. (12) 3894-2121 / 3894-3000

reservas@dpnybeach.com.br

www.dpnybeach.com.br

 

Barra do Piúva Porto Hotel

Tel. (12) 3894-9415

contato@barradopiuva.com.br

http://www.barradopiuva.com.br/

 

Pousada Solar Singuitta

Tel. (12) 3894-1414

reservas@pousadasolarsinguitta.com.br

http://www.pousadasolarsinguitta.com.br/

 

Pousada Refúgio das Pedras

Tel. (12) 3894-1756

reservas@refugiodaspedras.com.br

http://www.refugiodaspedras.com.br/

 

Yacamin Reserva Hotel

Tel. (12) 3894-1832

concierge@yacamimhotel.com.br

http://www.yacamimhotel.com.br/

 

Villa Mama Lu

Av. Pedro Paula de Moraes, 1006 – Saco da Capela

Tel. (12) 3896-5226