Nossos alunos sugeriram que eu escrevesse sobre os cuidados necessários para treinar com temperaturas mais baixas. Há diferenças nestes cuidados, de acordo com os diversos tipos de atividades e ambientes onde acontecem. Em Ilhabela o frio não chega a ser preocupante neste sentido, pois dificilmente a temperatura cai abaixo dos 20° graus. A situação com a qual normalmente temos que lidar é o vento frio nestes meses de inverno. Este fenômeno aumenta em muito a percepção térmica (parece mais frio do que realmente está). Aqui vão algumas recomendações para estas ocasiões. 

É preciso fazer aquecimento, sim! Independente da atividade escolhida minha sugestão é que você faça um bom aquecimento. Este aquecimento para as pessoas que estão sob minha orientação começa com uma série de exercícios de relaxamento passando por movimentações com solicitações progressivas de amplitude articular e deslocamentos. Uma bebida quente após o término da atividade física é uma ótima pedida.

Quando os treinos são em ambientes fechados. O cuidado maior deve ser ao sair do ambiente após o treino. Tire a roupa molhada de suor e vista roupa seca. Durante o treino mantenha-se hidratado e bem alimentado.

Treinos em ambientes abertos. Passe creme protetor no rosto e nos lábios. Use roupas leves sobrepostas dando preferência as de mangas compridas. A sobreposição dos tecidos (uma em cima da outra) forma camadas de retenção de calor e traz a percepção de conforto térmico. À medida que for aquecendo vá tirando e prendendo na cintura ou nos ombros.

A grande dica! Lembre-se de manter a respiração nasal (inspirar e expirar pelo nariz). Isto garante a umidificação, filtragem e aquecimento do ar antes de chegar aos pulmões.

Vai pra água? Roupas especiais são recomendadas se a água estiver abaixo de 20°. Velejadores e remadores devem utilizar as roupas especiais de tempo e cuidar da alimentação principalmente nas regatas e provas longas.

Última sugestão. Se você treina nas primeiras horas da manhã, e for possível, espere para treinar mais tarde quando a temperatura subir e o vento diminuir.

Bons treinos e não deixe o frio vencer você!

 


*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Hoje como professor e instrutor formado pelo Rolfing Institute (Boulder, Colorado, USA) possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, que oferece cursos, aulas e sessões para pessoas interessadas na sofisticação de sua corporalidade, e para profissionais da área da educação e saúde interessados em aprimorar sua proposta de trabalho. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135