Donos de uma rede de academias em São Paulo e freqüentadores assíduos de Ilhabela, o casal de atletas José Carlos Barbagli e Noëlle François formaram a única equipe brasileira que participou de uma maratona de 233km, a 14 mil metros de altitude que percorre os Alpes entre Alemanha, Áustria, Suíça e Itália. Tudo isso em apenas oito dias.

Descansando em Ilhabela durante o feriado de 12 de outubro, o casal nos conta um pouco mais sobre essa aventura.

 

“A Gore Tex TransAlpine Run é uma maratona que ao longo de seus 233km cruza os Alpes entre Alemanha, Áustria, Suíça e Itália. São oito dias de competição árdua com uma variação de 14 mil metros de altitude, porém todo esse sofrimento é compensado com os belíssimos cenários alpinos.

Devido ao alto grau de dificuldade encontrado nas trilhas, nos trechos atravessados com o auxílio de cabos de aço e nas escaladas repletas de enormes pedras soltas, é obrigatório (por questões de segurança) que a competição seja realizada por equipe de dois atletas, podendo ser divididas em equipes masculina, feminina ou mista.

A largada acontecia todos os dias pontualmente às 8h e cada equipe tinha até as 18h para completar o percurso do dia. Cada percurso variou de 28 a 42 km por dia. A grande dificuldade estava em vencer as elevações de altitude, a dor e o cansaço que iam se somando dia-a-dia, o que tornava uma etapa em algo nem sempre confortável.

A organização sempre de prontidão, contava com um time de ortopedistas, médicos, fisioterapeutas e massagistas, além é claro de um jantar de massas ao final de cada etapa.

Com dias ensolarados e a sorte de não chover, enfrentamos todo tipo de desafio ao longo do percurso. As maravilhosas paisagens dos Alpes com suas geleiras permanentes eram os pontos altos da prova, enquanto que pedras pelo caminho eram um dos grandes obstáculos a serem enfrentados, sem falar é claro, dos problemas de enjôo causados pela altitude, bolhas nos pés e dores por toda parte.

Vale lembrar que essa foi a primeira vez que uma equipe brasileira participou da competição, que aconteceu entre os dias 2 e 9 de setembro. Fizemos um tempo total de 55h43min, e ficamos em 29º lugar entre as 41 equipes mistas. No total, participaram da prova 117 equipes”.

José Carlos Barbagli e Noële François