O verão é a estação favorita dos brasileiros, aumenta a disposição e a vontade de mexer o corpo. Por isso, durante o inverno as academias ficam vazias, mas basta esquentar um pouquinho para que as pessoas se animem a malhar.

No entanto, os animadores dias ensolarados podem esconder riscos potenciais à saúde, mas algumas dicas básicas podem garantir o bem-estar e o desempenho durante as atividades físicas. Sigam com regularidades as seguintes dicas e aproveitem o verão:

Em primeiro lugar, é muito importante uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade, principalmente se tiver diabetes, hipertensão ou qualquer problema de saúde. Depois, escolha com atenção quais atividades praticará, por mais óbvio que pareça, deve-se analisar o estilo de vida e analisar se tem mais aptidão para exercícios aeróbicos ou musculação.

Se você está com uns quilinhos a mais, confira as dicas do professor Márcio da Costa Jesus, da Loa Academia:

 

·         Não faça dietas radicais. Opte por uma reeducação alimentar. O resultado será mais lento, porém duradouro;

·         Associar a reeducação alimentar ao exercício traz mais benefícios do que apenas cuidar da alimentação;

·         Escolha uma atividade que você goste de fazer, mesmo que ela tenha um gasto calórico baixo quando comparadas àquela aula de bike que você odeia ou ao treino de corrida que você detesta. O importante é que você inicie sua atividade e não a abandone;

·         Controle sua freqüência cardíaca durante o exercício. Além de mais seguro, garante que seu trabalho está sendo feito dentro de uma zona ideal para perda de peso ou melhora do condicionamento físico;

·         Fortaleça seus músculos! Quanto maior a massa muscular, maior será seu gasto calórico. Além disso, você previne eventuais lesões. Procure orientar-se sobre exercícios anaeróbicos (treinos de Musculção). Com certeza é um grande aliado para perda de medidas e gorduras.

·         Mantenha-se sempre hidratado;

·         Trace metas objetivas e factíveis. Realize periodicamente uma avaliação física para conferir se o trabalho realizado está no caminho certo;

·         Não faça a mesma atividade todos os dias, assim você dá chance para seu corpo se recuperar;

·         Não treine forte todos os dias. Seu corpo ganha é no descanso!

 

Dicas sobre alimentação

1. Não pule refeições

Ao pular refeições você está colocando seu corpo em posição defensiva. O seu organismo vai tratar de parar qualquer processo de queima de gordura. Por quê? Porque quando o seu corpo começa a sentir um longo período de fome e privação de alimentos, ele retarda o metabolismo. Isso não é bom para perda de gordura. A gordura passará a se prender ao seu corpo como um mecanismo próprio de preservação. Procure fazer cinco pequenas refeições ao longo do dia ao invés de apenas um ou duas grandes refeições.

 

2. Tenha paciência

A maioria das pessoas que começam uma dieta quer perder vários quilos por semana. É importante ter em mente que o corpo humano não consegue naturalmente perder mais de 1 quilo por semana sem comprometer a massa muscular. Se você perder gordura muito rapidamente, você estará perdendo tecido muscular também. E isso contribuirá para parar o processo de perda de gordura.

 

3. Não seja radical no corte de calorias

Fazer uma dieta de 500 calorias por dia, como muitas pessoas fazem, inicialmente irá fazer você perder gordura, mas o processo irá parar rapidamente. O organismo irá ativar o mecanismo de sobrevivência e reterá toda gordura do seu corpo. Se você continuar essa dieta por um longo período, além de perder grande parte da sua massa muscular você ainda correrá o risco de ficar doente, visto que dificilmente estará consumindo a quantidade mínima recomendada de vitaminas diárias.

 

4. Coma as gorduras certas

Para perder gordura você deve comer gordura. Mas é preciso comer a gordura certa. Gorduras saturadas são as erradas. Elas estão presentes em leite integral, bolos, biscoitos, manteiga, doce de leite… Elas que fazem mal para você. Gorduras insaturadas são as certas. Elas estão presentes em óleos vegetais, azeite, nozes, azeitonas, peixe… O seu organismo precisa de gorduras insaturadas pra executar funções vitais e também para eliminar a gordura concentrada do seu corpo.

 

5. Faça um exercício físico aeróbio

Exercício físico aeróbio consiste em atividades que usam grandes grupos musculares ritmicamente por um período entre 30 minutos a 1 hora, como andar, correr, pedalar e nadar. Além de trazer benefícios cardiovasculares, estes exercícios ajudam a queimar gordura corporal. Outro ponto falho no praticante de atividades físicas é a falta de regularidade. O exercício deve durar no mínimo 30 minutos para que haja resultados e três vezes por semana com intervalos entre as sessões de 24 a 48 horas. E por último, porém muito importante, a última dica é você livrar a mente de preocupações. Sim, a mente e a saúde emocional influenciam na realização da atividade, portanto, encare a atividade física como um momento de lazer e cultive bons pensamentos! Depois dessas dicas, não tem como errar, faça do seu verão uma estação produtiva para seu corpo e mente com cuidado e bem-estar. Conte com equipe da LOA Academia para se sentir bem, saudável e seguro.

 

 

PROF MÁRCIO DA COSTA JESUS – CREF 0333050-G/SP

PÓS–Graduado em nutrição Esportiva e Qualidade de vida