Uma competição para entrar para a história. Assim foi a segunda edição do XTERRA Brazil Tour 2012, que reuniu mais de 3000 atletas (recorde de inscritos na etapa), nos dias 21 e 22 de abril, em Ilhabela.
Novidade deste ano, o Endurance 80 km levou 80 participantes ao limite, em uma corrida que passou por muitas trilhas, areia, subidas e descidas, recheadas com muita lama e chuva. Após 8h59m39s, o carioca Iazaldir Feitosa foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, seguido por Francisco Rocha dos Santos (9h33m43s) e Eduardo Calixto (10h03m34s). No feminino, vitória de Manu Vilaseca (RJ) com o tempo de 10h21m37s. Cyntia Nara Terra (10h57m06s) e a canadense Tracy Garneau (11h25m53) completaram o pódio.
“Estou muito feliz com o resultado. A prova foi muito dura. As trilhas muito difíceis, mas estavam bem sinalizadas. Você treina, traça uma estratégia e na hora é tudo diferente. O psicológico é muito importante. Passa muita coisa pela cabeça, mas temos que ser mais fortes. Essa prova tem que ficar no calendário”, diz Iazaldir, que no ano passado venceu a disputa dos 50km, também na Ilha.
Realizado pela primeira vez em uma edição do XTERRA, o Endurance 80km foi a grande novidade da competição. Os atletas, que largaram na Praia do Perequê, enfrentaram as trilhas do Portinho e do Bonete, passando pelas Cachoeiras da Laje, trechos de mata fechada e por algumas praias da região, como Anchovas, Indaiuba e Castelhanos. A corrida, de altíssimo nível técnico, somou pontos para os que brigam por uma vaga na ultramaratona Tour du Mont Blanc (27/8 a 2/9).
“São sete anos de evento, sétima edição da prova na Ilha, recorde de inscritos na etapa, novas provas e a cidade mais uma vez recebendo o XTERRA de braços abertos. Sucesso total”, comentou Bernardo Fonseca, diretor do instituto XTERRA, organizador do evento.
Na disputa do Endurance 50km, que contou com a participação de 150 atletas, os corredores também tiveram que suar a camisa para enfrentar a geografia acidentada da Ilha. No masculino, vitória de Moisés Livramento, com 4h22m23s. Entre as mulheres, quem levou a melhor foi Vera Lúcia Saporito (5h21m10s).
Já no triatlhon, prova mais tradicional do XTERRA Brazil, disputada desde 2005 na Ilha, os 410 inscritos encararam 1,5km de natação no mar, 25 km de mountain bike e ainda 8 km de corrida em trilhas. Em um dos percursos considerados mais técnicos do Tour, quem levou a melhor foi o paranaense Felipe Moletta, que de “quebra” bateu o recorde da prova (2h30m36s – 2010 ), que pertencia a ele mesmo, com a nova marca de 2h28m16s. Frederico Zacharias (2h37m55) e Rodrigo Altafini (2h38m21s) terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.
“Não tem como descrever a sensação de vencer esta prova. O tempo estava perfeito, sem chuva e nem sol forte, apenas com um pouco de lama. O percurso de Ilhabela é incrível. Estou muito feliz com esse resultado”, diz Felipe Moletta, campeão do circuito XTERRA 2011.
No feminino, Luzia Bello foi a primeira a cruzar a linha de chegada, com 3h15h32s, Sabrina Gobbo (3h23m48s) e Cris de Carvalho (3h44m56s) completaram o pódio.
Com mais de 1000 participantes, divididos entre as provas de 9km e 18km, o Night Run repetiu mais uma vez o sucesso das edições anteriores. Com suas headlamps (lanternas de cabeça), os atletas iluminaram as trilhas e ruas da Ilha e encantaram o público que compareceu para prestigiar o evento. Nos 9km, vitória de Damiana Coimbra e Liosmario Araújo. Na disputa dos 18km, Naval Freitas e Cilene Sophya foram os primeiros a cruzarem a linha de chegada.
No domingo, 22 de abril, fechando com chave de ouro a edição de 2012, o Swim Challenge, prova de natação em mar aberto, levou mais de 300 atletas para dentro dágua. Na disputa dos 1,5k, vitória de Bruno Yamamoto e Beatriz Luz Tannus. Nos 3 km, os vencedores foram Marcos Campos Rodrigues. Larissa Zink Bolonhini. Já na Kids Mini Corrida, corrida para “atletas” de 1 a 12 anos, 300 crianças aproveitam a oportunidade para dar os primeiros passos no mundo das provas ao ar livre.
O XTERRA BRAZIL TOUR 2012 conta ainda com etapas em Natal (já realizada), Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Manaus (válida para o XTERRA GLOBAL TOUR). O XTERRA Ilha tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Ilhabela e The North Face e apoio Speedo, SUUNTO, Maças e Pêras Turma da Mônica, Red Bull, Go Outside, Sabesp, American Airlines, Gatorade e Santa Constancia, EPIC e Revista Swim Chanel