A 17º edição do Dança e Movimento, promovido pelo Espaço Cultural Pés no Chão com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultura do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, mais uma vez encantou moradores e visitantes de Ilhabela com espetáculos de dança e artes cênicas de altíssimo nível.

A programação se estendeu por todo o mês de setembro e contou com apresentações gratuitas e abertas ao público no teatro do Pés no Chão e em praças e ruas da Ilha, além de oficinas oferecidas por bailarinos e coreógrafos aos alunos e professores de dança da região.

DivinaDança-32-Grupo-Divinadança---espetáculo-Do-Diálogo-ao-Manifesto

A primeira atração do evento, que aconteceu de 5 a 28 de setembro, foi a Companhia de Danças de Diadema, que apresentou o espetáculo A mão do meio – (sinfonia lúdica), dirigido por Ana Botosso. Nas noites seguintes se apresentaram a Balangandança Cia, com Álbum das Figurinhas (Direção: Georgia Lengos); Iris Fiorelli, com Retalhos Populares (Direção: Erika Moura); J.Gar.Cia Dança Contemporânea, com Divineia (Direção: Jorge Garcia); Magesto Cia de Dança, com Cicatriz (Direção: Carla Nader e Monica Ferraro); Balé da Cidade de São Paulo, apresentando Balcão de Amor e Dançographismus (Direção Artística: Iracity Cardoso); Circo Navegador, com Cartas (Direção: Roberto Rosa); Núcleo Artístico Luis Ferron, com Sapatos Brancos (Direção: Luis Ferron); Sônia Galvão, com Chintz, do sânscrito ao baião (Direção: Sônia Galvão). A programação contou também com uma noite reservada às apresentações de Escolas e Instituições locais.

No último final de semana da mostra, a palhaça Carmela (Íris Fiorelli) apresentou “Retalhos Populares”, na Praça da Mangueira, no Perequê. No palco da Vila, centro histórico de Ilhabela, Rodrigo Caffer fez uma performance surreal, e no teatro do Pés no Chão, o Grupo Divinadança trouxe um programa duplo de dança contemporânea, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias apresentou um trabalho de Luiz Fernando Bongiovanni que fala da vida e da morte,  e Luis Arrieta fechou o Dança e Movimento com um espetáculo que arrebatou todas as plateias em que passou.