Principal competição oceânica da América do Sul terá mais de 60 regatas e reunirá a elite da vela em Ilhabela.

 

A tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela chega a sua 46ª edição com uma programação intensa, que promete agitar as águas do canal de Ilhabela.  A competição, considerada o maior evento de vela oceânica da América Latina, acontece entre os dias 13 e 20 de julho de 2019 e vai reunir barcos e tripulações brasileiras e estrangeiras em mais de 60 regatas, disputadas pelas oito classes convidadas: C-30, HPE 30, HPE 25, BRA-RGS, Bico de Proa, ORC, IRC e Clássicos.

 

A programação começa na sexta-feira (12) e sábado (13) com o credenciamento e a tradicional cerimônia de abertura, que será realizada no Race Village, no centro histórico da Ilha. No dia seguinte, antes das regatas de abertura, os barcos fazem o tradicional desfile, a partir de 11h.

 

Logo após as 12h, acontece a largada da Regata Alcatrazes por Boreste, seguida pelas largadas das demais classes. As provas seguem até o sábado (20) e serão divididas entre barla-sota (entre bóias) e regatas de percursos médio e longo.

 

”O evento é pensado de uma maneira completa para atender velejadores e suas famílias, comunidade de Ilhabela, patrocinadores e apoiadores”, disse Mauro Dottori, organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

 

O evento também contará com uma série de ações socioambientais, que serão lideradas pelo ambientalista Julio Cardoso. O evento será 100% sustentável! Uma das mudanças já aplicadas pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) é a não utilização dos canudos de plástico e produtos descartáveis, como copos.

 

 

Barcos da Semana Internacional de Vela de Ilhabela serão separados em duas largadas

 

Uma das novidades desta edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela será a divisão dos grupos de classes em largadas e áreas de regatas distintas. A organização do evento consultou os representantes de cada categoria e estabeleceu a mudança das raias para todas as provas do calendário.

 

Na prática, os barcos das classes ORC, IRC, C30, HPE30 e HPE25 largam num local diferente do grupo dos Clássicos, Bico de Proa e RGS. Para cada raia haverá uma equipe de árbitros e fiscais embarcados.

 

A medida vai diminuir a concentração de barcos na hora da partida e garantir uma largada limpa para todos os tipos de classes.

 

”A mudança atende a uma reivindicação das classes e certamente tornará as regatas ainda melhores e mais justas para todos”,explicou Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas.

 

”Pensando pelo lado do desempenho é uma experiência válida, pois vai ter menos tráfego! Com isso, nós que temos barcos maiores, jogamos menos vento sujo nos menores. Isso já rolou em eventos internacionais de regatas de oceano’‘, explicou o velejador profissional Juninho de Jesus, integrante da tripulação do Pajero.

 

O evento conta com outros estilos de regatas como as de barla-sota (percurso entre bóias) e de percurso médio. As distâncias e locais serão definidos horas antes das provas.

 

”É uma medida interessante principalmente quando as regatas forem barla-sota, pois a tendência é que os barcos mais rápidos alcancem os mais lentos na primeira volta e isso acaba por criar uma situação ruim para ambos os lados”,opinou Bayard Umbuzeiro Neto, integrante do  Inaê 40 | Transbrasa.

 

Em 2018, a Semana Internacional de Vela contou com 123 barcos distribuídos em oito classes.

 

 

Itajaí Sailing Team participa da 46ª Semana de Vela de Ilhabela

 

O Itajaí Sailing Team participa, pelo 5º ano consecutivo, da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O time itajaiense prestigia as disputas desde 2015, ano de sua fundação, e acumula excelentes resultados desde então.

 

Segundo o comitê organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a expectativa é superar a marca dos 120 barcos inscritos no ano passado, espalhados em oito classes diferentes. Fora d’água, a Race Village deve levar milhares de pessoas ao centro histórico de Ilhabela com shows e atrações culturais. “Nas disputas de Ilhabela o Itajaí Sailing Team vem disputando com grandes campeões da vela na América do Sul e isso agrega grande experiência à nossa tripulação”, diz o manager da equipe, Alexandre Antonio dos Santos.

 

“Na sua primeira participação, em 2015, o Itajaí Sailing obteve a segunda colocação na categoria ORC. No ano seguinte fomos vice-campeões na IRC e terceiro colocado em 2017. No ano passado ficamos na 4ª posição na ORC, mas neste ano vamos para ganhar”,acrescenta Alexandre. E a equipe não tem poupado esforços para isso. A tripulação formada pelos velejadores Gastão Furlin, José Irineu, Edmundo Grisard, Marcos Sérgio Bertchold, Fernando Ropelatto, Orlando França Júnior, Vilnei Goldmeier, Marcelo Gusmão Reitz e pela velejadora mirim Brenda Furlin, tendo o velejador Alexandre Santos como comandante, vem treinando incansavelmente para mais esta edição.

 

O barco usado pelo Itajaí Sailing Team na 46ª Semana de Vela de Ilhabela será o veleiro homônimo, um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. Tem 12,30 metros de comprimento, 3,75 metros de largura, calado de 2,60 metros e mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires.

 

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Molim, Clindex e Marina Itajaí.

 

 

Semana Internacional de Vela de Ilhabela promove regata oceânica com alunos

 

No dia 15 de julho, após a Alcatrazes Por Boreste Marinha do Brasil, será realizada a regata “Vela do Amanhã”.

 

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019 abre espaço para os alunos das escolinhas municipais de vela de Ilhabela promovendo a regata Vela do Amanhã. A prova com as 60 crianças e adolescentes que fazem parte dos projetos da Ilha será na segunda-feira, 15 de julho, um dia após a realização da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e as outras regatas de abertura do evento. A data foi escolhida justamente por ser o dia de folga dos velejadores que vão enfrentar os trajetos mais longos do calendário da competição.

 

Todos os barcos inscritos na Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019 podem participar da regata Vela do Amanhã. Até o momento, mais de 100 barcos confirmaram presença no evento.

 

”Conclamamos a todos os barcos disponíveis a participarem dessa ação, que não só fomenta a vela como também tem um importante cunho social. Será uma regata com provavelmente duas pernas ou um pequeno percurso. O presidente da comissão de regatas, Cuca Sodré, definirá na hora”,disse Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

 

Os alunos que participarem das regatas vão receber medalhas após as provas.”Essa regata proporciona o maior intercâmbio entre os velejadores e donos de barco com os alunos que estão sendo formados pela escola. É muito importante que a comunidade da vela conheça o trabalho que está sendo feito em Ilhabela e quem sabe consigam levar para suas cidades o exemplo daqui”,contou Alexandre Paradeda, campeão mundial e pan-americano, além de coordenador da Escola de Vela de Ilhabela.

 

Normalmente, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é o primeiro grande campeonato que os alunos e seus pais presenciam, o que pode, segundo Alexandre Paradeda, despertar o maior interesse pelo esporte.

 

”Quando os atletas chegam ao nível de competição, eu e o treinador Frederico Cardial, planejamos seus treinamentos, calendários, sequência da carreira, otimização dos barcos, etc. Acredito que esse planejamento, pensando em longo prazo, tenha feito com que os alunos visualizem uma possibilidade de futuro dentro do esporte”, concluiu Alexandre Paradeda.

 

Referência nacional, a Escola Municipal de Vela Lars Grael atende crianças e jovens com idades entre 8 e 17 anos, que praticam, além da vela, canoagem (caiaque) e stand-up paddle com professores experientes na área e monitores concursados.

 

Em janeiro deste ano, o local sediou o campeonato Brasileiro de Optimist, classe de introdução à vela. Crianças de quase todos os estados da federação usaram a estrutura da Escola Municipal de Vela Lars Grael para as provas.

 

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

 

SEXTA – 12/07

10h às 22h – Credenciamento Vila do Mar – Todas as classes

 

SABADO – 13/07

09h às 22h – Credenciamento Vila do Mar – Todas as classes

20h – Abertura oficial da SIVI – Vila do Mar – Todas as classes

 

DOMINGO – 14/07

08h às 16h – Credenciamento Vila do Mar – Todas as classes

11h – Desfile das Embarcações – Todas as classes

12h10 – Largada da Regata ALCATRAZES POR BORESTE – ORC, IRC, BRA-RGS (A e B) e Clássicos

12h20 – Largada da Regata ILHA DE TOQUE-TOQUE POR BORESTE – C-30, HPE 30, BRA-RGS (C) Bico de Proa (A,B e C)

12h30 – Largada da Regata RENATO FRANKENTHAL HPE 25

 

SEGUNDA – 15/07

REGATA “VELA DO AMANHÔ (OPTATIVA) OU DIA LIVRE

 

TERÇA – 16/07

12h – REGATAS | Após as regatas, DJ e canoa de cerveja no YCI – Todas as classes

 

QUARTA – 17/07

12h – Regatas | Após as regatas, DJ e canoa de cerveja no YCI – Todas as classes

20h – Premiações das regatas de ALCATRAZES, TOQUE-TOQUE e RENATO FRANKENTHAL | Premiações especiais do desfile – Vila do Mar – Todas as classes

 

QUINTA – 18/07

12h – Regatas | Após as regatas, show com Tom Cats e canoa de cerveja no YCI – Todas as classes

 

SEXTA – 19/07

12h – Regatas | Após as regatas, DJ e canoa de cerveja no YCI – Todas as classes

20h – Premiação do Campeonato Brasileiro da Classe C-30

 

SÁBADO – 20/07

12h – Regatas | Após as regatas, DJ e canoa de cerveja no YCI – Todas as classes

20h – Premiação da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela | Encerramento – Todas as classes