O Microsoft Windows 7, lançado mundialmente em outubro de 2009, vem agradando usuários e técnicos por ser rápido, bonito, fácil de usar e por oferecer uma interface que estimula a produtividade. Mas, que tal fazer com que sua experiência nesse sistema operacional seja ainda mais agradável e proveitosa? Os macetes aqui mostrados foram executados no Windows 7 Home Premium em português do Brasil. Outras versões do sistema podem apresentar pequenas diferenças referentes às instruções. Apesar de testarmos todas as dicas, não podemos garantir que todas funcionarão em seu computador ou que proporcionarão o efeito esperado. As dicas apresentadas são as mais comuns em nossos atendimentos de suporte técnico.

 

1 – Bloqueie rapidamente o computador

Surgiu aquela vontade inadiável de tomar um cafézinho, mas você quer evitar que outras pessoas fiquem bisbilhotando seu computador. O que fazer? Simples, basta bloquear o acesso ao Windows 7. Para isso, você pode pressionar as teclas Ctrl, Alt e Delete ao mesmo tempo e, em seguida, clicar em Bloquear este computador. Ou, simplesmente, você pode pressionar as teclas Windows e L simultaneamente. Ao fazer isso, todos os seus programas permanecerão abertos, mas o acesso ao computador estará bloqueado até que você informe sua senha pessoal.

 

2 – Crie um DVD de emergência para recuperar o sistema em caso de falhas

O Windows 7 é um sistema operacional robusto e de ótimo desempenho, mas não é à prova de falhas. Para que você possa recuperar o sistema em caso de problemas, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta que cria um DVD de recuperação. É recomendável que você crie um. Para isso, insira um DVD “virgem” no gravador do computador, vá em Menu Iniciar / Todos os Programas / Manutenção e clique em Criar um Disco de Reparação do Sistema. Em seguida, basta clicar em Criar Disco e seguir as instruções seguintes. Guarde bem esse DVD, pois ele poderá ser bastante útil no futuro.

 

3 – Use Controles de Pais para limitar o tempo de uso do computador pelos seus filhos e os recursos que eles podem acessar

Se você tem filhos pequenos, é importante dar a eles acesso ao computador, no entanto, isso precisa ser feito com cuidado para evitar excessos. Para isso, o Windows 7 oferece uma ferramenta chamada Controles de Pais. Para utilizar esse recurso, você deve ir ao Menu Iniciar e clicar no Painel de Controle. Em seguida, caso já não tenha feito isso, deve criar uma ou mais contas no Windows para seus filhos clicando em Adicionar ou remover contas de usuário. No passo seguinte, deve clicar em Configurar Controles dos Pais para qualquer usuário. Ao fazer isso, o Windows pedirá para você escolher uma conta para proteger. Na próxima janela, você deve selecionar as limitações que deseja aplicar. Você poderá limitar o tempo de uso do computador, impedir o acesso a determinados programas e até mesmo impedir a execução de certos jogos.

 

4 – Crie atalhos personalizados para os seus programas preferidos

Você utiliza um determinado programa várias vezes por dia e gostaria abrí-lo rapidamente. Uma solução para essa finalidade é criar uma combinação de teclas de atalho para esse aplicativo. Para isso, localize o programa desejado no Menu Iniciar e clique com botão direito do mouse sobre ele. Em seguida, escolha Propriedades. Na janela que surgir, vá à aba Atalho e, no campo Tecla de Atalho, informe uma letra que você achar conveniente. Por exemplo, se você quiser criar um atalho para o programa FileZilla, você pode escolher a letra ‘F’. Feito isso, toda vez que você pressionar as teclas Ctrl, Alt e F simultaneamente o FileZilla abrirá.

 

5 – Abra novas janelas de aplicativos iniciados através da Barra de Tarefas

A Barra de Tarefas do Windows 7 é um de seus grandes destaques, pois facilita bastante a organização de softwares e arquivos abertos. Se você clicar em qualquer ícone dessa barra que represente um aplicativo aberto, simplesmente fará com que o programa seja exibido ou ocultado. Mas, e se você quiser abrir uma nova janela desse aplicativo? O jeito vai ser procurá-lo no Menu Iniciar? Também serve, só que há uma maneira mais rápida: basta pressionar a tecla Shift e clicar no ícone do programa desejado ao mesmo tempo. Ao fazer isso, o Windows abrirá uma nova janela da ferramenta escolhida.

 

6 – Calculadora científica? Cálculo de datas? Planilha para medir consumo de combustível? Tá na mão!

A Microsoft caprichou na calculadora do Windows 7! Ao invés de limitar o programa aos formatos padrão e científico, como nas versões anteriores do sistema, também oferece recursos para cálculos estatísticos e para cálculos usados em programação. Como se não bastasse, a ferramenta também tem planilhas para cálculo de consumo de combustível, conversão de unidades (de Celsius para Fahrenheit, por exemplo) e até cálculo de datas. O melhor de tudo é que esses recursos podem ser usados em conjunto com as calculadoras. Assim, você pode, por exemplo, exibir na mesma tela a calculadora científica e a ferramenta de conversão. Para explorar todas as possibilidades, basta abrir a calculadora pelo caminho Menu Iniciar / Todos os Programas / Acessórios / Calculadora (ou digitando calc no campo de pesquisa do Menu Iniciar) e escolher as opções desejadas no menu Exibir do programa.

 

7 – Instale e exiba pequenos aplicativos em sua Área de Trabalho

Que tal saber a temperatura da região em que você mora? Ou saber como está a utilização do processador e da memória do seu computador? Para isso e para várias outras finalidades você pode instalar pequenos aplicativos (apps) em seu Desktop do Windows 7. É fácil: clique com o botão direito do mouse em qualquer ponto livre da Área de Trabalho e escolha Gadgets. Na janela que surgir, escolha os aplicativos que deseja instalar. Note que você pode conseguir vários outros na internet clicando no link Obter mais gadgets online. Depois de escolher seus aplicativos, você pode arrastá-los em sua Área de Trabalho para definir a posição de cada um. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre cada gadget, você pode acessar suas opções de configuração.

 

Cléber Aragão Biscassi

Tecnologia .COM Net Ilhabela

Diretor de Qualidade em Serviços de Internet ABRANET

Especialista em Redes de Computadores pela Universidade São Judas Tadeu