Feitos com murano, pedras brasileiras, cerâmica, acrílico, missangas, conchas e uma infinidade de outros materiais, os colares da artesã Valéria Ramos fazem sucesso entre moradores e turistas de Ilhabela, e já ganharam o mundo através de clientes que levaram peças para revender nos Estados Unidos e na Europa.
Tudo começou como um hobby, quando Valéria, que é caiçara, foi morar em São Paulo. Lá, uma vizinha a ensinou a fazer trabalhos artesanais como bordado e crochê, e a partir daí ela desenvolveu sua técnica de tecer delicados fios com pedras e transformá-los em bijuteria de crochê. Quando começou usar suas primeiras peças, as amigas logo passaram a fazer encomendas, e assim começou o que hoje é a principal atividade da artesã.
Valéria expõe suas peças na feira de artesanato na Vila e aceita encomendas por telefone, inclusive de peças mais sofisticadas, que podem ser feitas com cristais, pérolas de água doce ou outros materiais, de acordo com a preferência das clientes. Para festas, por exemplo, ela desenvolve colares personalizados com base na cor de modelo do vestido.
Tel. (12) 3896-3736 / 9159-3753