Não poderia ter sido melhor a estréia do veleiro BB40 “Vela” na 33ª Semana de Vela de Ilhabela. Este luxuoso barco de cruzeiro de 40 pés, recém-lançado pela Regatta Yachts, terminou invicto a mais glamourosa competição de vela da América do Sul, encerrada dia 15 de julho, e garantiu o título na categoria Bico de Proa. Segundo o comandante Fernando Davanzo, o barco superou as expectativas. “Ele se mostrou perfeito para ventos médios e fortes e extremamente seguro e fácil de velejar”, comentou Davanzo. Animado com o desempenho do barco, o médico/velejador já anunciou que pretende montar uma tripulação para disputar a Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), em setembro.
A tripulação do “Vela” em Ilhabela também mereceu destaque. A bordo, um encontro de velejadores da velha-guarda. Além de Davanzo, Felipe Furquim, Plínio Romero, Marcos Ranieri e Aloísio Christiansen fizeram parte da tripulação.
Inovador, o “Vela” é o primeiro dos quatro veleiros BB40 produzidos até agora. Fabricado em série, alia tecnologia de ponta aplicada aos barcos de competição com o luxo e o espaço interno existentes nos grandes iates. O resultado dessa combinação foi comprovado durante a Semana de Vela: um veleiro veloz (venceu todas as regatas que disputou), fácil de navegar, com baixo custo operacional e acabamento de alto padrão. E mais: elegante e com muito conforto a bordo. Nas regatas da Semana de Vela, foi um dos que mais chamaram a atenção. “Muitos velejadores passavam ao nosso lado e elogiavam o barco”, lembrou Felipe.
Segundo Davanzo, uma das vantagens do BB40 é que as catracas que controlam a escota das velas grandes estão muito bem posicionadas – ficam ao alcance, inclusive, de quem está no leme. Isso significa que não é necessário ter a bordo um tripulante para somente esta função. E a vantagem é que o barco pode ser facilmente velejado por apenas uma ou duas pessoas.
Desde que comprou seu primeiro BB40, no início deste ano, Davanzo já fez algumas viagens de Ilhabela para o Rio de Janeiro e para Angra dos Reis. Também velejou pelos mares de Santa Catarina. “É um barco muito confortável, que orça bem e veleja muito bem no contravento”, elogiou.
O BB40 nasceu do desejo de navegar a costa brasileira com total conforto, sem comprometer o desempenho. O projetista é o conceituado arquiteto naval argentino Javier Soto Acebal, o mesmo que concebeu o HPE25, veleiro de 25 pés lançado pela Regatta em 2004, e o Soto 82.