No dia 11 de Junho a ABL – Associação de Bartenders do Litoral, promoveu a entrega dos diplomas da 10ª turma formada no Curso Básico de Bartenders, reafirmando o compromisso da entidade com a profissionalização do setor, fator que colabora não só com o trade de bares e restaurantes mas também com o turista, que passa a contar com melhor atendimento e profissionais mais bem preparados.

A capacitação, que tem um padrão de qualidade internacional exigido pela Associação Brasileira de Bartenders – ABB, contou com uma carga horária total de 46 horas, entre aulas teóricas e práticas, onde os alunos aprenderam detalhes da profissão, como “efeitos do álcool no organismo”, “postura profissional”, “trabalho em equipe”, “responsabilidade social”, “manipulação de utensílios”, “preparação e classificação de coquetéis”, “serviço de vinhos e diversas bebidas (Vodka, Whisky, Tequila, Pisco, etc.)”, “atribuições do Bartender”, entre outros tópicos que fazem o dia a dia destes profissionais.

O curso aconteceu no Restaurante do Cura, no Perequê, que mais uma vez cedeu seu estabelecimento para a formação dos alunos, assim como o Restaurante Capitano, no Saco da Capela, onde foi realizada a aula específica de Serviço de Vinhos. O lugar foi escolhido para esta aula pela sua tradição no serviço de vinho. Também apoiaram a iniciativa o Bar Estaleiro, Fina Fruta, Associação Comercial de Ilhabela e Pousada Villa Caiçara.

Em seus quase seis anos de existência, a ABL já formou um total de 136 alunos, que obtiveram sua certificação para trabalhar na área. “A necessidade do mercado e a proximidade de eventos internacionais fazem com que ainda tenhamos muito pra fazer, sobre tudo nesta questão de qualificar mão de obra em geral, tanto na região quanto no Brasil todo” afirma R. David Lopes, Presidente da ABL.

Dentre os alunos que conseguiram a sua certificação, Soham Bello e Silva se destacou obtendo a maior qualificação, ao finalizar a capacitação com nota 10, e foi convidado a participar no mês de outubro do próximo Campeonato Brasileiro de Coquetelaria organizado pela ABB, de onde sairão os representantes brasileiros para o Mundial de Coquetelaria organizado pela International Bartender Asociation – IBA.

Os instrutores do Curso, Daniel “Mutante” e David Lopes, acreditam que esta foi uma turma de bom aproveitamento, e destacam ainda a participação e atitude do colega Salvatore Capuano, quem na 9º edição não alcançou sua certificação e voltou ao curso, alcançando uma qualificação mais que satisfatória e sobre tudo, o reconhecimento à sua atitude e companheirismo.

 A cerimônia de entrega de certificados, realizada no dia 11 de Junho no Restaurante do Cura, contou com a presença de ex-alunos como Guilherme de Andrade e Wilton Ferrari e foi num clima de descontração e alegria. Entre petiscos e coquetéis, os novos Bartenders receberam seus certificados e o destaque do curso, Soham Bello e Silva, recebeu uma distinção pelo seu desempenho. Na sequência, os alunos fizeram uma degustação do Coquetel Ilhabela, preparado pelo instrutor David, e decorado pelo engenhoso Bartender Ferrari (Rest. Marakutai).

O grande ausente da noite foi o Sr. Nilson Vianna Candido, Presidente da ABB, quem por problemas particulares teve que cancelar sua vinda para Ilhabela, mais fez questão de parabenizar os alunos através de contato telefônico com R. David Lopes, Presidente da ABL.

Encerrando a cerimônia, os instrutores, Daniel “Mutante” e R. David Lopes, agradeceram a participação dos novos Bartenders Salvatore, Soham, Aguinaldo, Edmara, Elton, Fabio, Francisco, Luciano, Luidy, Marcia, Matheus, Patricia, Ravi, Riadley, e Rodrigo a todas as empresas que apoiaram esta iniciativa, e convidaram os alunos a participar ativamente da Associação de Bartenders do Litoral, que desenvolve ações voltadas a aprimorar e qualificar os profissionais da área de Bar, e que no próximo mês de Outubro terá que eleger sua nova diretoria, que assumirá este compromisso para triênio 2014-2016.