Companheiros para todas as horas, os animais de estimação ganham cada vez mais espaço entre as famílias. Com uma enorme variedade de raças e tamanhos, os cães lideram a lista de “adotados”, pois são capazes de atender as mais diversas necessidades, desde simples companhia até guarda e proteção.

No entanto, esta proximidade com os animais requer a criação de regras básicas de convivência, para que humanos e bichos vivam em paz e harmonia. Para facilitar o dia-a-dia e tornar esta relação ainda mais agradável, o treinamento ou adestramento de cães surge como excelente opção para mostrar ao seu cão quais regras são essas, como e quando devem ser seguidas e, sobretudo, que a recompensa pelo bom comportamento pode torná-lo ainda mais feliz!

Para entender melhor como funciona a técnica de adestramento motivado, que consiste em recompensar o cão por seu bom comportamento, conversamos com Marcelo Piacentini, adestrador profissional formado nos cursos de “Adestramento Inteligente – Alexandre Rossi”, Obediência, Proteção, Show Dog, Busca e Resgate K9, Cão de Patrulha, Operações Especiais K9, KNPV, Shutzhund, Mondioring e Figurante Oficial, que há seis anos treina animais no Litoral.

Como funciona a técnica de adestramento motivado?

Tudo funciona através da troca. O cão precisa se alimentar todos os dias, então, ao invés dele comer de graça, aprende a obedecer para ser recompensado com a comida. Desta forma, o treinamento é conquistado e não forçado nem imposto ao animal.

Quais são os principais benefícios de ter um cão treinado?

O principal benefício é a convivência em harmonia. Quando temos a certeza de que o cão vai nos obedecer em qualquer situação, ele pode nos fazer companhia em diversos lugares e ocasiões. Um bom exemplo é o cão da apresentadora Ana Maria Braga, uma poodle chamada Belinha que vai ao trabalho com sua dona todos os dias.

Qualquer cão pode ser treinado?

Sim, cães de qualquer raça, tamanho e idade podem ser treinados. Inclusive cães cegos ou surdos podem receber adestramento.

Em quanto tempo é possível observar os primeiros resultados?

Na primeira aula o cão já aprende comandos básicos e a cada nova aula é possível observar a evolução do animal.

E qual o tempo médio para a “formação” do cão no curso?

A formação do cão pode variar, em média, de 16 a 32 aulas. Agora isso não quer dizer que o cão só precisa desse número de aulas. Para que o cão continue obedecendo aos comandos, mesmo depois de formado precisa ser constantemente estimulado por seus donos. Já os cães de trabalho, que exercem a função de guarda, precisam de treinamento profissional constante.

O dono do cão precisa participar do treinamento?

Sim, a presença do dono é indispensável para obter o resultado esperado. Isso não significa que o treino sem a presença do dono não possa ser realizado com um resultado eficaz, mas neste caso, ao final do treinamento, o dono do animal deverá aprender técnicas de como conduzir e comandar o cão treinado.

Qual a garantia de que o cão continuará obedecendo aos comandos após o término do treinamento?

Isso depende do proprietário ou da pessoa que irá comandar o cão, por isso é necessário que o dono aprenda as técnicas de treinamento, pois o cão só obedece a quem ensina e treina.  Se um cão treinado obedecesse a todos, de nada serviria um cão treinado para guarda, por exemplo.

É possível ensinar regras aos cães em casa?

Não só é possível como é necessário. Cães precisam conhecer e obedecer regras básicas para que possam conviver em harmonia com sua família humana.

Cães adestrados são menos felizes que cães que não recebem adestramento?

Isso não é verdade. Para ser feliz o cão precisa encontrar uma função. Quando o dono ensina comandos ao cão, deixa claro o que espera dele. A partir do momento que o animal compreende que será recompensado sempre que fizer o que seu dono deseja, ele deixará de lado os comportamentos indesejados, evitando as “broncas”, e viverá muito mais feliz ao lado de seus donos.

Marcel Piacentini e sua equipe treinam animais em todo o Litoral Norte e às terças e quintas-feiras atendem em Ilhabela, em um centro de treinamento ao lado da Clínica Veterinária do Dr. Dênis. Rua Leovaldo Barbosa dos Santos, 70 – Água Branca. Telefones para contato: (12) 3862-1292 / (12) 9132-4261.