Lia de Souza, para-atleta de Ilhabela que descobriu o esporte na APAE, foi a única esportista brasileira em sua categoria a participar do Mundial de Para-Taekwondo, realizado em fevereiro, na Turquia.

 

Uma parceria produtiva entre a Prefeitura de Ilhabela e a APAE tem mostrado que o esporte pode ser muito mais do que uma ferramenta de inclusão e de promoção da saúde e do bem-estar. Para alguns dos alunos que participam das aulas de diversas modalidades esportivas oferecidas na APAE Ilhabela, coordenadas por professores da Secretaria Municipal de Esportes, esta oportunidade vem promovendo o desenvolvimento pessoal e a conquista de grandes vitórias.

 

É o caso da para-atleta Lia de Souza, de 26 anos, que teve o primeiro contato com o taekwondo na APAE, em 2017. Treinada pelo técnico desportivo da Secretaria de Esporte e Lazer do município, Márcio Santos, a atleta viu sua vida mudar por meio do esporte.

 

A tão sonhada vaga para o Mundial veio em julho do ano passado, quando lia sagrou-se campeã brasileira da modalidade em sua categoria. Com isso, ela foi a única para-atleta brasileira a representar o País na categoria Poonse, que possibilita ao praticante uma melhora expressiva na flexibilidade do corpo, bem como controle maior de força e equilíbrio, da respiração, do olhar e da concentração. Lia conquistou o oitavo lugar na competição.

 

Outros atletas da APAE que representam o município em competições também se destacaram, como David da Conceição, campeão de Atletismo nos Jogos Regionais de 2018 e 2019 e João Victor dos Santos, também campeão de Atletismo nos Jogos Regionais deste ano. Os dois são treinados pelo professor de atletismo do município, Adão Dias.

 

Para Deyse Moreira Lima, Diretora da Escola da APAE e Cláudia Schmidt, Coordenadora Técnica, as atividades esportivas desenvolvidas na entidade promovem desde o desenvolvimento emocional, motor e cognitivo até a melhora de aspectos como a condição física, autoestima e relações familiares, proporcionando bem-estar e qualidade de vida aos alunos e suas famílias.

 

A viagem da Lia à Turquia e a participação destes e de muitos outros atletas em competições foram possíveis graças ao apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, pelo Programa de Ajuda de Custo. Apenas em 2018 foram contemplados 98 atletas, com mais de 200 repasses de auxílio financeiro.