Os óleos essenciais, ou substância aromática das plantas, além de exercerem diversas funções nas próprias plantas como proteção ao calor ou frio, cicatrização, atração de insetos polinizadores, dentre muitas outras conhecidas e desconhecidas, por sua complexa composição química, também podem nos servir como componentes harmonizadores em muitos âmbitos (físico, emocional, mental e energético), tanto nas pessoas como no ambiente.
A aromatização de ambientes é um assunto que anda em moda, e muito se fala na mídia sobre o Marketing Olfativo. É muito importante sabermos diferenciar Aromaterapia (ou uso terapêutico de óleos essenciais), de Marketing Olfativo, que é um ramo da indústria da propaganda que se utiliza de essências aromáticas, naturais ou sintéticas para provocar certas reações emocionais, instintivas e inconscientes nas pessoas.
Tais reações ocorrem porque os aromas ativam nossas glândulas olfativas, que emitem sinais elétricos para uma região do cérebro responsável por respostas instintivas e emocionais de sobrevivência básica (o sistema límbico). Através da sensação aromática podemos ter reações imediatas de aversão ou desejo, defesa ou ataque, atração ou repulsa, prazer ou angustia, fome ou enjôo.
Todos os aromas, naturais ou sintéticos, provocam reações no sistema límbico. No entanto, o valor terapêutico dos óleos essenciais deve-se á sua complexidade química, já que eles atuam de diversas maneiras, ao contrário dos produtos quimicamente sintéticos, que atuam de um único modo, relativo ao composto químico ativo. Além disso, um produto sintético jamais terá a variedade de compostos químicos que os óleos naturais contêm, perdendo a sinergia* específica advinda da fusão molecular desses elementos, que atuam de maneira bem específica na cura.
Entendendo os mecanismos explicados acima, podemos perceber o quão delicada se torna a aromatização de ambientes. Ninguém pode escolher parar de respirar se um determinado aroma dissipado no ar não agrada ou provoca reações alérgicas, ou se a pessoa não quer ser manipulada pelas reações que tal aroma provoca.
A aromatização terapêutica de um ambiente utiliza apenas óleos essenciais em suas sinergias e pode ser aplicada com vários objetivos: a desinfecção de um espaço que possa estar contaminado por vírus e bactérias; a elevação das vibrações energéticas de um espaço onde as energias estão pesadas e densas; onde o clima de tristeza ou irritação, por exemplo, estão sempre presentes; num consultório médico ou de psicoterapia, entre um paciente e outro, para limpar o ambiente; numa casa onde as brigas estão sempre presentes ou em ambientes com muitas coisas guardadas e estagnadas ou simplesmente para manter uma atmosfera harmônica e equilibrada.
Boas combinações:
Lavanda (lavandula angustifólia)para harmonia, equilíbrio;
Laranja Doce (citrus aurantiun var. dulcis) com Hortelã (Mentha piperita) para frescor, alegria, otimismo, movimento, desbloqueio – essa combinação é muito boa para consultórios de psicologia;
Eucaliptus (E. citriodora ou E. glóbulos ou E. staigeriana) com limão (citrus limon) para desinfecção de ambientes onde circulam pessoas doentes, clareza mental.
Receita para um spray de 100ml: 70ml de álcool de cereais, diluir no álcool 30 ou 40 gotas do ou dos óleos essenciais escolhidos, acrescentar 30ml de água destilada. Acondicionar em recipiente tipo spray e guardar ao abrigo de luz.
Faça um uso consciente e respeitoso dos aromas da natureza. Somos parte deste grandioso equilíbrio cósmico. As ferramentas para encontrarmos o equilíbrio e a harmonia estão todas disponíveis, se estivermos mais próximos da natureza, estaremos mais próximos da sabedoria cósmica. A natureza cuida de nós assim como nós cuidamos dela.
*associação de vários fatores que, contribuindo para uma ação ordenada, aumentam sua eficiência (Grande dicionário da língua protuguesa Larousse Cultural).
Mariana Ribeiro é Aromaterapeuta e estudante de Enfermagem. Oferece sessões de Aromaterapia e massagem Enfleurage e também comercializa óleos essenciais de boa qualidade em seu ateliê em Ilhabela. Mais informações: (12) 9627-9643 | mari_aroma@hotmail.com.