O sorriso é uma expressão facial de fundo emocional resultante das contrações dos músculos da face, que reflete automaticamente nossos diversos estados mentais: alegria, amabilidade, simpatia… É um instrumento valioso na construção da nossa imagem pessoal e contribui para que tenhamos uma boa auto-estima. Um sorriso bonito indica saúde. É importante que estejamos satisfeitos e seguros com a aparência do nosso sorriso para que possamos nos relacionar bem e com espontaneidade. As imperfeições do sorriso podem inibi-lo, causando traumas emocionais que se refletem num pobre convívio social. Logo, cuidar da aparência do sorriso é algo fundamental.
A percepção da beleza é subjetiva e individual, e sofre influência cultural. Porém, alguns aspectos fundamentais, quando presentes, tornam um sorriso esteticamente mais agradável: dentes alinhados, com cor uniforme e formato proporcional, e em equilíbrio com a face; gengiva saudável e com contorno harmonioso. O desafio para o cirurgião dentista é copiar o natural, tornando o trabalho restaurador imperceptível. Além da harmonia da estética facial, o equilíbrio do funcionamento do sistema mastigatório é um objetivo importante a ser visado num tratamento odontológico. O belo deve ser funcional: ossos, articulações, ligamentos, dentes e músculos devem trabalhar como uma engrenagem, sendo responsáveis por uma correta mastigação, fala e deglutição. A função mastigatória deve ser eficiente na trituração dos alimentos, bilateral e indolor, uma vez que o processo digestivo se inicia na boca.
O profissional da odontologia ao comprometer-se com o seu trabalho visa um objetivo principal: o de construir bocas saudáveis. Quando um paciente expressa um sorriso saudável confirmamos que o objetivo foi alcançado. Porém, o paciente também deve ter compreendido a necessidade de retornos periódicos e manutenções freqüentes para evitar que seus problemas odontológicos reapareçam. As restaurações não curam a doença cárie, apenas limitam o dano causado, e a doença periodontal não tem cura: tem tratamento e controle. O combate as doenças bucais começa pelo uso racional do flúor, aliado à educação e prevenção, a conscientização da necessidade de cuidar dos dentes e à qualidade da alimentação.
A conquista de um sorriso saudável proporciona uma mudança na qualidade de vida do paciente, gerando bem-estar físico e mental, objetivo comum a todas as profissões que cuidam da saúde.
Elcilene Maria Roefero – CROSP 63820, é graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP- SJC e tem especialização em Prótese também pela UNESP. Tem experiência clínica de quase 11 anos em Ilhabela e é diretora-clínica da Odontologia Clínica Integrada, Clínica de Especialidades Odontológicas. Maiores informações pelo telefone: (12) 3895-8616 ou por e-mail: elcilenemaria@bol.com.br.