Aberto oficialmente na sexta-feira, 01 de fevereiro, com a cerimônia de entrega da chave da cidade ao Rei Momo e sua corte, o Carnaval de Ilhabela contou com atrações para folião nenhum botar defeito. Durante as cinco noites moradores e turistas lotaram as ruas da Vila para assistir aos desfiles dos blocos e escolas de samba da cidade, que aconteceram na “Passarela do Samba”, montada na rua Dr. Carvalho.

 

Na noite de sexta-feira, após a abertura oficial, desfilaram os blocos Semear, com o tema “Musicalidade através da Reciclage” e Bloco da Saúde, com o tema “Use Camisinha”.

 

No sábado e no domingo, aconteceu o desfile dos blocos oficiais Unidos do Pequeá, Segurando o Bagre, Unidos do Morro, Tim Malha, Banda das Bonitas, Bloco do Ditinho e Bloco Azul e Branco.

 

Padre Anchieta leva o título pela sexta vez

 

Com a participação de cerca de 10 mil foliões, o desfile das escolas de samba aconteceu na noite de segunda-feira, e pela sexta vez teve como campeã a Unidos de Padre Anchieta, com setes notas 10 e uma nota 9, no quesito harmonia. 

 

Sob o enredo “Espírito Olímpico” a escola de samba mais antiga de Ilhabela levou para a avenida quase 400 integrantes, exaltando a importância do esporte e condenando o uso de drogas como os anabolizantes. A Padre Anchieta teve ainda, como destaque de seu segundo carro alegórico, a participação do ator norte-americano Todd Bryant, integrante do elenco do filme “Hellboy” (Universal Pictures-2004).

 

O segundo lugar ficou com a Mocidade Independente de Ilhabela, com 77,5 pontos, seguida pela Unidos do Garrafão, com 77 pontos. Com 73,5 pontos a Escola de Samba Água na Boca ficou com o quarto lugar e a Mocidade Sul da Ilha, com 72 pontos, com o quinto.

 

Após a apuração dos votos, na terça-feira, turistas e moradores formaram seus blocos para o tradicional Banho da Dorotéia, que acontece na cidade desde 1950 e traz foliões vestidos em roupas de papel crepon que pulam do píer da vila colorindo as águas do canal.