Os dois primeiros colocados da etapa de abertura do Circuito Ilhabela de Oceano, Bravo e Kaikias EMS, reforçam a flotilha na festiva regata de 20 milhas (36 km/h)
São Paulo (SP) – Entre os mais de 90 barcos inscritos para a 4ª Regata Honda Ubatuba-Ilhabela, Bravo e Kaikias EMS serão os representantes da competitiva Classe C30 nesta sexta-feira (31/5). Ambos foram, respectivamente, primeiro e segundo colocados na etapa de abertura da 24ª Copa Mitsubishi, o Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, em março. O Bravo, do comandante Jorge Berdasco é de Santos; Kaikias EMS (Hilsdorf/Aurichio), de Ilhabela.
“O Bravo vai correr a Ubatuba-Ilhabela, uma regata festiva, mas sempre muito bem organizada pelo Ubatuba Iate Clube (UIC) e Pindá Iate Clube (PIC), de Ilhabela. A Classe C30 foi convidada e estaremos presentes ao lado do Kaikias EMS. A ideia é de disputarmos a prova na sexta-feira e aproveitarmos a oportunidade para treinarmos em Ilhabela, sábado e domingo (1º e 02/6) para o Warm Up e também para a Semana de Vela”, afirmou Jorge Berdasco.
O Tonka, também de Ilhabela, deve juntar-se a Bravo e Kaikias EMS para os treinos do fim de semana da Classe C30 no Canal de São Sebastião. A exemplo de 2023, quando a C30 quebrou recorde de inscritos com oito barcos, tornando-se a maior flotilha one design da Semana de Vela, neste ano a situação deve repetir-se com a vinda dos barcos de Florianópolis e Rio de Janeiro. A 2ª Etapa da Copa Mitsubishi será em 15/16 e 22/23 de junho, o chamado Warm Up para a 51ª Semana Internacional de Vela, na última semana de julho.
O recorde da Ubatuba-Ilhabela pertence ao Argos (UIC), com 2h45m22, tempo improvável de ser superado nesta sexta-feira se confirmada a previsão do tempo, com ventos de sueste a sudeste abaixo dos dez nós. Com ventos mais fracos, a maioria das embarcações deve completar as 20 milhas (cerca de 36 km), em aproximadamente quatro horas. O vencedor no tempo real leva o Troféu King, de posse transitória.
Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka – Demian Pons – Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 – Kairós – Sophia Setti – MCP Yachts – Guarujá
03 – Kaikias EMS – Hilsdorf/Aurichio – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)
04 – Bravo – Jorge Berdasco – ICS
05 – Relaxa Building – Tomás Mangabeira – YCI
06 – Loyalty – Alexandre Leal – Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 – Katana Portobello – Cesar Gomes Neto – Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC
09 – Caiçara KAT Technologies – M. Cesar – Pindá Iate Clube (PIC)