Apontada como um dos principais problemas de Ilhabela, a falta de saneamento básico é uma enorme ameaça aos recursos naturais e à saúde de moradores, turistas e veranistas. Hoje, apenas 5% de todo o esgoto da cidade é coletado e tratado, e mesmo após o anúncio de um investimento da Sabesp de R$ 24 milhões, que elevará esse atendimento para 66%, a situação ainda é alarmante.
Preocupadas em fazer a sua parte e colaborar com a diminuição dos impactos gerados por esses resíduos, algumas empresas e residências já optaram pela instalação de pequenas estações de tratamento de efluentes, que além de captar e tratar o esgoto, permitem a reutilização da água em qualquer fim não potável.
Um exemplo recente é o do Iate Clube de Santos, que concluiu a instalação de seu sistema no final do ano passado. “Após fazer uma pesquisa, nossa diretoria de meio ambiente optou pela implantação de uma estação de tratamento que oferece alto índice de eficiência, garantindo a preservação do meio ambiente e o conforto e segurança de nossos sócios”, conta José Augusto, gerente da sede de Ilhabela. “Instalamos um sistema com capacidade de 7,5 mil litros, medida através dos picos de utilização dos últimos seis meses e superdimensionada prevendo o crescimento anual do clube”, completa João Valezin, proprietário da D.D. Ilha e representante da marca Wharton, que há mais de quinze anos fabrica estações de tratamento industriais e residenciais, e conta com clientes de peso como as redes Carrefour, Extra e Pão de Açúcar e marcas como a Nestlé, Vivo, Dell e Volkswagen, entre outras.
A implantação do sistema de tratamento de esgoto na sede de Ilhabela faz parte de um projeto de preservação implantado pela diretoria de meio ambiente do Iate Clube de Santos, que conta ainda com coleta seletiva, reciclagem de lixo e um programa de controle à poluição do mar por óleo. “Os resultados foram tão positivos que já estamos estudando a instalação do sistema também na sede de Angra dos Reis”, afirma José Augusto.
Um dos pioneiros neste tipo de iniciativa em Ilhabela, o Restaurante Viana instalou seu sistema de tratamento de esgoto há cerca de dez anos e até hoje comprova sua eficiência através de laudos periódicos que conferem a qualidade do efluente tratado que, no caso das estações Wharton, varia de 90 a 98% de pureza, atendendo todas as normas da legislação vigente.
“Para garantir a eficiência do sistema, nosso contrato prevê, além da venda e instalação, a manutenção, que consiste apenas na reposição das pastilhas de cloro, e o monitoramento constante, através da emissão de laudos que comprovam a qualidade do efluente”, afirma João Valezin.
Instalação
Com sistemas modulares para 10, 20 ou 30 pessoas, as estações residenciais Wharton podem ser instaladas em qualquer tipo de terreno e são ideais para empresas, estabelecimentos comerciais ou residências localizadas próximas a praias, rios e cachoeiras, evitando a contaminação do solo, e em qualquer outro caso onde não haja coleta e tratamento adequado de efluentes. Também podem ser instaladas em condomínios e compartilhadas entre várias unidades.
Outro ponto que merece destaque é a possibilidade de reaproveitamento da água, que apresenta alto índice (até 98%) de pureza e pode ser reutilizada para qualquer finalidade não potável. “O efluente tratado é excelente, por exemplo, para uso em jardins, pois trata-se de uma água rica em diversas substâncias benéficas para as plantas”, afirma João Valezin.
As estações têm garantia de 10 anos nos tanques de fibra e dois anos nos equipamentos, além de incluir, durante o período de um ano, monitoramento mensal e análise de eficiência através de laudo laboratorial a cada seis meses. Após esse período, a DD Ilha oferece contratos de manutenção que garantem o perfeito funcionamento do sistema.
O preço das estações varia de acordo com o tamanho e tipo de instalação. Um sistema para uma casa com 10 pessoas e condições de instalação normais tem custo aproximado de R$ 13.800,00 e há linhas de financiamento com juros reduzidos especiais para este fim. Através de uma parceria com a Wharton, a DD Ilha também divide o pagamento em até 6 vezes iguais, sendo que a instalação é feita após o pagamento da terceira parcela. A empresa oferece ainda a possibilidade de aluguel do equipamento.
Mais informações pelo telefone: (12) 3896-1472 ou pelo site: www.ddilha.com.br