Um percurso com alto grau de dificuldade, tombos, vento contra a maré e água gelada foram alguns dos desafios superados pelos competidores do Nissan Xterra Brazil 2007, que aconteceu em Ilhabela, dias 25 e 26 de agosto. Na maior prova de triathlon cross country do mundo, os atletas enfrentaram 1,5Km de natação, 29Km de mountain bike e 9Km de corrida. O canadense Mike Vine superou seus limites e em 2h40m38s completou o percurso, conquistando o primeiro lugar da etapa brasileira do XTERRA GLOBAL TOUR.

 

“Foi o Xterra mais difícil que já disputei. A prova foi muito dura e cansativa. Tomei um tombo de bike, me recuperei e estou muito feliz com o resultado”, diz Mike Vine.

 

O segundo a cruzar a linha de chegada foi o brasileiro Alexandre Manzan, um dos maiores nomes do triathlon nacional, que completou a prova em 2h41m52s. O argentino Oscar Galindez, com o tempo de 2h49m02, chegou em terceiro lugar.

 

“Foi um ótimo resultado, a disputa foi acirrada, a prova muito difícil. Mais uma vez, o Nissan Xterra Brazil foi show, valeu o evento, que é mais que uma competição, é uma confraternização”, diz Manzan, campeão da etapa regional, que aconteceu em março, em Angra dos Reis. 

 

No feminino, a americana Candy Angle conquistou o bicampeonato. As brasileiras Cris Carvalho e Juliana Machado Rodrigues completaram o pódio, com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

 

“É muito bom voltar à Ilhabela e vencer aqui novamente. Fiquei muito feliz porque acho que algumas pessoas me reconheceram. Esta terceira edição do Nissan Xterra Brazil teve um percurso muito difícil, uma prova complicada, superando as edições passadas”, diz Candy. 

 

Grande nome da natação nacional, Poliana Okimoto foi o destaque no Xterra Swin Challenge. Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a nadadora paulista conquistou o primeiro lugar na disputa dos 3Km Profissional, que não possui divisão nas categorias masculina e feminina. Em segundo ficou Patrick Winkler, seguido por Raul Porto. Na disputa de 1,5Km Profissional, Glauco Rangel foi o campeão, seguido por Heleno Fortes Cipriano e Marcio Porto.

 

“Foi muito legal e uma grande aventura. A prova foi emocionante, saltar do píer com a torcida gritando, foi uma novidade. Adorei o Nissan Xterra Brazil e ano que vem estarei aqui, com certeza”, diz Poliana.

 

No Xterra Swin Challege além das provas de 3Km e 1,5Km Profissional, foram realizadas disputas na categoria Amador, todas em mar aberto. O resultado completo das provas segue abaixo.

 

A premiação do Nissan Xterra Brazil é uma das maiores do triahtlon brasileiro, é de R$ 42.600, que foram distribuídos de acordo com o regulamento, para os primeiros profissionais (masculino e feminino) que cruzaram a linha de chegada. Além do prêmio em dinheiro, os melhores colocados conquistam vagas para o XTerra World Championship, que acontece em Wailea, na Ilha de Maiu, no Havaí, em outubro.