Guilherme Saad e Roberta Stopa são campeões da MTB Cup XCP. Evento contou também com Swim Challenge de 1,5km e 3km, Night Run DE 7km e 21km, além da Kids mini corrida

O XTERRA completa em 2015, dez anos de existência no Brasil.  Ilhabela, local onde tudo começou, foi o palco da terceira etapa da atual temporada.  O município-arquipélago sediou neste sábado (9) a etapa mundial do XTERRA World Championship no triathlon, e os grandes vencedores da edição deste ano foram brasileiros.  Diogo Malagon, no masculino, que completou o circuito de 1,5km de natação, 23,4km de mountain bike e 8km de trail run, em 02h33min33s.  No feminino, Sabrina Gobbo confirmou o favoritismo e venceu a terceira etapa seguida, feito inédito em sua carreira, e garantiu a permanência na liderança do ranking de 2015.  A triatleta cruzou a linha de chegada em 03h14min11s.

“A primeira vez que corri foi em 2006, fazendo revezamento, depois comecei a correr sozinha. A cada ano que passa, tento melhorar, dar um passo a mais e buscar as primeiras colocações.  Estou muito feliz com o resultado, mas o mais bacana é lembrar de tudo que aconteceu, tudo que passei para chegar até chegar aqui”, afirmou Sabrina Gobbo.

92872E0F7384474

Fotos: Thiago Diz

O vencedor entre os homens, Diogo Malagon, destacou o percurso desafiador de Ilhabela. “Eu saí mal na natação, fiquei a uns 40 segundos do Altafini e resolvi acelerar. A bike tá ‘afinada’, fui encontrando meu ritmo, vi que dava para forçar e fui para cima. Pra mim é muito importante vencer essa etapa, no aniversário de dez anos do XTERRA. Só me dei conta disso no final da prova: ‘vou vencer Ilhabela’.  Estou muito feliz com esse resultado expressivo”, afirmou Malagon.

Entre os homens, o pódio foi completado por Frederico Zacharias (2h34min55s), que com esse resultado assumiu a liderança do ranking, e Rodrigo Altafini (2h37min05s), experiente atleta, que participou de todas as etapas em Ilhabela, do XTERRA, desde 2005.

“Esse percurso é mais difícil que o Havaí.  Muito escorregadio, muito técnico e muitos atletas de ponta como o Malagon e o Zacharias.  Me sinto honrado por fazer parte da história do XTERRA, participei de todas as etapas em Ilhabela e estar aqui nesse aniversário com o terceiro lugar é muito gratificante.  Trouxe a esposa e a filha para cá e agora vamos curtir o Dia das Mães e também o aniversário da esposa, que é no dia 12”, afirmou Rodrigo Altafini, que completa 41 anos em 2015, e é um dos veteranos do XTERRA.

O pódio feminino foi completado por Laura Mira Dias, que cruzou a linha de chegada em 03h3min45s e por Isabella Ribeiro, com um tempo de 03h32min07s.

SWIM CHALLENGE

No  Swim Challenge os campeões da prova de 1,5km  foram Samir Botelho Barel (17min51s) e Beatriz Soares Puciarelli (21min21s). Na prova de 3k,  Artur Pedroza completou a prova em 34min17s. No feminino a grande vencedora foi Maisa Gonçalves com o tempo de 46min16s.

NIGHT RUN 7km e 21km

Ainda no sábado à noite, Ilhabela foi invadida pelas luzes da tradicional Night Run.  A prova contou com distâncias de 7km e 21km.  No percurso mais curto, o vencedor veio da Espanha.  Albert Solley, que era um dos favoritos para o triathlon, mas acabou furando o pneu três vezes e teve que abandonar a prova, foi o primeiro colocado com um tempo de 25min37s.  No feminino, a vencerdora foi Luzia Mesquita, que completou o percurso em 30min51s.  Nos 21km masculino, vitória de Adaílton dos Santos, que cruzou o pórtico de chegada em 1h19min36s, quase seis minutos mais rápido que o campeão do ano passado.  Entre as mulheres, a grande campeã foi Geisla dos Santos Moraes com o tempo de 1h38min23s.  Ela confirmou seu favoritismo e baixou seu tempo. Geisla foi a campeã em 2014 também.