Caro leitor,

Capa65edA matéria de capa da nossa 65ª edição fala sobre o Parque Estadual de Ilhabela, importante unidade de conservação criada em 1977 para proteger uma das maiores faixas contínuas de Mata Atlântica remanescentes no Estado de São Paulo. Graças ao parque, quase 80% do território do arquipélago tem sua preservação garantida por lei, permitindo que esta e as futuras gerações tenham o privilégio de conhecer e conviver com as belezas, a diversidade e a riqueza desta importante floresta.

O Parque também é responsável pela qualidade de vida de quem mora ou passa por aqui, já que sua conservação protege dezenas de mananciais, proporciona a qualidade do ar, ajuda na regulação do clima e dá abrigo a centenas de espécies da flora e da fauna, incluindo animais silvestres ameaçados de extinção. Por tudo isso e muito mais, cuidar desta imensa área verde é dever de todos nós!

E por falar em preservação, nossa coluna de Animais Silvestres traz uma das estrelas da Mata Atlântica: o Papagaio Moleiro, ave ameaçada de extinção no Estado de São Paulo, que encontrou em Ilhabela um refúgio e ainda é bastante avistada por aqui.

Nossas páginas trazem ainda os resultados do Carnaval de Ilhabela, as comemorações em homenagem a Nossa Senhora D’Ajuda e o lançamento de um vídeo-documentário sobre a cultura e a história da comunidade tradicional do Bonete, produzido pelo Espaço Cultural Pés no Chão.

Para finalizar, nosso colunista de Saúde, José Augusto Menegatti, fala sobre o alinhamento da cabeça e da coluna e sua importância para a saúde e o bem estar, e ainda ensina exercícios pra fazer em casa!

Boa leitura.

 

Andréia Lima

Editora – Revista Ilhabela