O Panamericano de MTB é um evento de grande importância nas Américas, reúne os principais pilotos do Continente e tem grande peso no ranking internacional, ficando abaixo apenas da pontuação dos Mundiais e etapas da Copa do Mundo. Confira o relato de Edivando de Souza Cruz, atleta de Ilhabela, sobre sua participação no evento.
“Este ano participei do meu 12º Pan, sendo um na Junior e onze na categoria Elite, que é uma marca importante na minha carreira. Ao longo destes anos, conquistei as medalhas de ouro na Junior e uma prata e um bronze na Elite, além de resultados variados ao longo dos anos.
Em Tafi Del Valle, como sempre uma nova experiencia, o XCO é uma modalidade que nos possibilita experimentar variações grandes de terrenos, climas, altitudes e isso faz com que cada prova seja única.
Este ano terminei a prova na 15ª colocação. No total largaram 52 pilotos sendo 10 brasileiros e a competição foi muito disputada. Alinhei na segunda fila e me concentrei para fazer uma boa largada, mas cometi um erro na hora de clipar o pé, isso me custou tempo e acabei ficando num bolo de ciclistas, perdendo muitas posições. Abri a segunda volta abaixo dos 20 primeiros e me concentrei em manter o ritmo, e assim fui evoluindo na prova. No total, foram seis voltas de cerca de 5 km, num circuito com muitos trechos de single track e ultrapassagens difíceis.
Tive que fazer pequenos ataques em pontos estratégicos, mas por causa da altitude a recuperação era mais difícil e exigia mais cautela. Me senti bem fisicamente e o resultado foi importante por ter marcado 45 pontos no ranking internacional. Também gostei bastante de pilotar a bike 29 nestas condições, pois o terreno estava muito seco e solto, e a bike ajudava a tracionar bem nas subidas. Quero agradeço a CBC e toda delegação brasileira, que me deram todo apoio na competição e parabenizar os pilotos brasileiros que andaram muito na prova mostrando a força do MTB nacional, com Henrique, Rubinho e Pscheidt que ficaram em 3º, 4º e 5º respectivamente.
Próximas competições: Agora é seguir os treinos. Até aqui cumpri uma primeira etapa do ano de competições e temos muito mais pela frente. Meu foco agora é pegar mais ritmo com as provas. Vou participar da 2ª etapa do GP Ravelli em Cabreúva-SP onde teremos um circuito bem variado e seletivo, com um total de 45 km de trilhas e estradas de terra”.
Edivando de Souza Cruz é Atleta Olímpico de Mountain Bike tem patrocínio: Astro/Vzan/Proshock/Memorial-Santos e apoio: Maxxis-Calypso/X-Pedo/HE Treinamento Esportivo