A empreendedora Silvana Davino, do Bazar Reciclagem, vai representar Ilhabela na etapa estadual do Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae. Classificada entre as finalistas do prêmio no estado de São Paulo, ela faz parte do grupo de 21 empresárias que concorrem à premiação, entre 421 inscritas. A vencedora da etapa estadual participará das etapas regional e nacional.

O Prêmio Mulher de Negócios é promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Em sua 7ª edição, a iniciativa tem como objetivo reconhecer as mulheres que conseguiram transformar seus sonhos de empreendimento em realidade, tornando-se exemplos de vida para outras, que pretendam ser empresárias no futuro. A premiação se divide em duas categorias: Pequenos Negócios, para proprietárias de micro e pequenas empresas que estejam estabelecidas formalmente há no mínimo um ano, e Negócios Coletivos, para membros de grupos de produção formal, compreendendo cooperativas e associações de pequenos negócios produtivos com a geração de trabalho e renda e que também estejam estabelecidas formalmente há pelo menos um ano.

As pessoas interessadas no atendimento do Sebrae podem procurar os agentes de Desenvolvimento do Posto em Ilhabela, Ivana Tomie de Boris Davidoff e Sérgio Heitor Marques, no endereço: Praça Vereador José Leite dos Passos, nº 14, Barra Velha. O contato também pode ser feito pelo telefone  (12) 3895-7220 ou e-mail pae@ilhabela.sp.gov.br

 

Saiba mais sobre a finalista de Ilhabela

Silvana Davino une preocupação ambiental com moda. Ainda adolescente frequentava brechós em busca de peças diferentes e roupas de qualidade, “com um bom tecido, bom caimento e preços baixos”. Já adulta, viu nessa paixão por reaproveitamento e em sua preocupação ambiental uma oportunidade de negócio. Hoje, aos 42 anos, comanda uma loja que faz sucesso na cidade, com peças exclusivas que unem qualidade, bom gosto e consciência ambiental.

Nascida na capital paulista, Silvana estudou moda no Senac e há sete anos mudou-se para Ilhabela, onde o contato com a natureza intensificou seu interesse por plantas, reciclagem e meio ambiente. Há três anos surgiu a oportunidade de abrir o Bazar Reciclagem, um brechó-boutique que, em um só lugar, tem a preocupação em vender peças de qualidade e em ser um canal de comunicação para transmitir ideias sobre sustentabilidade.

Antes de abrir o negócio, Silvana buscou ajuda no Sebrae-SP e encontrou a publicação Ponto de Partida, pela Internet, com dicas para abertura de um brechó. “Foi fundamental, pois ali encontrei detalhes que não fazia ideia, como a importância da localização da loja e de facilidades como estacionamento”. Depois do negócio montado, a empresária também participou do curso Aprender a Empreender, no Posto SEBRAE-SP de Atendimento do Empreendedor em Ilhabela.

Já com conhecimento em gestão, Silvana foi investindo em seu negócio próprio, com carinho e atenção pelos produtos e clientes. No brechó, todas as roupas são lavadas, passadas e, se necessário, consertadas. “Temos muito cuidado em agradar e respeitar nossos clientes, pois eles são nossa maior propaganda, indicando a loja para outras pessoas”, explica.

Para movimentar ainda mais a loja, ela costuma realizar bazares temáticos, como roupas de cama, mesa e banho e objetos para decoração da casa, por exemplo. Todo o trabalho é dividido com a colaboradora Ana Lúcia Pereira Santos Rocha, que abraçou a proposta de Silvana na reciclagem. “Depois de quase três anos de funcionamento, a empresa começa a dar lucro”, disse Silvana, que apostou nos moradores de Ilhabela como seus principais clientes. Para um futuro próximo, a empresária já tem planos: “ter peças customizadas pelo bazar, criar roupas confortáveis, com tecidos naturais e pintados à mão, além de conseguir mais colaboradoras autônomas que façam algum trabalho manual e que agregue valor às peças”.

O Bazar Reciclagem fica na Rua Olímpio Leite da Silva, 77, no Perequê. Tel. (12) 3896-5052.