O aumento do número de baleias, golfinhos e pinipedes (focas, lobos e leões marinhos) encalhados, curiosamente, têm a ver com o aumento das populações de baleias no litoral brasileiro. Graças à proibição da pesca da baleia e ao excelente trabalho de proteção e preservação que vem sendo realizado há mais de 10 anos pelo Projeto Baleia Jubarte, Projeto Baleia Franca e outras Instituições responsáveis pela proteção das espécies de mamíferos aquáticos no Brasil, a quantidade desses animais que hoje nadam ao longo do nosso litoral em suas rotas migratórias aumentou bastante, o que também aumenta as chances de um encalhe.
Outras causas para o encalhe desses animais são, principalmente Poluição (sacos plásticos e restos de redes e linhas de pesca), Topografia (áreas de praias e baías), Condições climáticas (geralmente após tempestades e mudanças de tempo), Predadores (ataques de predadores podem debilitar os animais), Toxinas naturais (venenos produzidos pelas algas – maré vermelha), Presas (animais perseguem cardumes de peixes em áreas fechadas e não conseguem retornar), Doenças (animais muito debilitados para nadarem ou se alimentarem), problemas no sistema de localização (radar), Atividades como pesca e emalhe dos animais que não conseguem subir para respirar na superfície).
Todo animal marinho encalhado está extremamente amedrontado e sofrendo por estresse. Nestes casos, eles tendem a se debater na ânsia de desencalhar, ou tentar proteger seu filhote. É importante observar o animal a certa distância, antes de tomar qualquer iniciativa, principalmente em se tratando de grandes Baleias. O ideal é chamar imediatamente as equipes de resgate disponíveis e que atendem na região, informando o local e condições do encalhe. Antes da equipe de resgate chegar ao local segue algumas dicas importantes que podem ajudar a salvar esses animais:
1. Isole a área e mantenha os curiosos afastados. Caso seja necessário peça ajuda a Polícia ou Corpo de Bombeiros. Mantenha o ambiente o mais silencioso e tranquilo possível, conversando baixo quando estiver próximo ao animal.