Com capacidade para quatro pacientes, o CTI atende uma antiga demanda do município e representa uma grande conquista para a população
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, entregou no último dia 10 de abril o Centro de Terapia Intensiva – Dr. Carlos Nascimento Deslandes, do Hospital Municipal Mário Covas Júnior.
A entrega deste espaço à população estava entre as prioridades da atual administração, já que o município há anos sofria com a falta de estrutura adequada ao atendimento dos casos de urgência e emergência. “Assumimos um compromisso com a nossa gente: Construir uma UTI em Ilhabela. Em meio a calorosa discussão republicana de ideias, projetos e sonhos, planejamos com muita responsabilidade fixar em nosso plano de governo a construção deste importante equipamento de saúde. Fico emocionado em saber que, assim como as crianças voltaram a nascer em Ilhabela, quando inauguramos o Hospital Mário Covas, a partir de hoje, daremos a oportunidade para que as pessoas possam renascer, sendo curadas e restabelecidas aqui em nossa terra”, declarou emocionado o prefeito Márcio Tenório.
O secretário de saúde Marco Antônio Gênova também ressaltou que o CTI era um desejo da população e que a promessa de um governo participativo foi iniciada com o envolvimento da comunidade. “É com muita emoção que estou aqui inaugurando esta UTI, não só pelos homenageados, mas pelo grande ganho que a nossa cidade terá. Será muito importante para todos nós este novo instrumento. Hoje, precisamos agradecer a Deus, porque sem ele não estaríamos aqui. Agradeço ao meu amigo Márcio Tenório que confiou e me deu esta oportunidade. Agradeço também a cada de um de vocês por estarem ao nosso lado, acreditaram em nosso plano de governo. Então, vocês fazem parte disso tudo. A população pediu e nós ouvimos e vamos continuar assim pelos próximos 4 anos, um governo participativo, pois, precisamos de todos para continuarmos no caminho certo”, disse o secretário.
Durante a solenidade foi realizada uma cerimônia ecumênica celebrada pelo padre Alessandro e pastor Marcos Martins.
A inauguração foi prestigiada pela vice-prefeita Gracinha, vereadores de Ilhabela, secretários, secretários adjuntos, diretores, a primeira dama e Presidente do fundo Social de Ilhabela, Júlia Tenório, líderes da sociedade civil organizada, funcionários do hospital, sociedade civil e a imprensa local.
Centro de Terapia Intensiva – Dr. Carlos Nascimento Deslandes
O Centro de Terapia Intensiva conta com quatro leitos que passam a ser controlados pela central de regulação da secretaria da saúde de Ilhabela. O valor investido nesta obra foi de aproximadamente 600 mil reais. A equipe será de oito médicos, seis enfermeiros e oito técnicos de enfermagem, todos divididos por plantões.
O nome é uma homenagem ao Dr. Carlos Nascimento Deslandes, que a convite do município de Ilhabela, em dezembro de 2003, assumiu a função de cirurgião geral e plantonista no hospital Mário Covas, onde trabalhou por 12 anos, sendo diretor clínico e técnico. Em doze anos de dedicação à saúde no município, e nos mais de 30 anos dedicados à medicina, salvou inúmeras vidas, confortou diversas pessoas, mas com sua humildade e alegria encantou a todos pelos locais que passou. Amigo leal, médico dedicado, marido carinhoso e pai presente, o “Carlinhos” deixou muitas saudades e, hoje, merecidamente, tem seu nome eternizado neste Centro De Terapia Intensiva de Ilhabela.
A família do homenageado esteve presente na cerimônia e ficou emocionada com a homenagem prestada a ele. “Meu pai recebia muitos agradecimentos e presentes dos pacientes, mas ele sempre se lembrou de um em especial que tocou o seu coração, de um homem que o presenteou com ovos de galinha enrolados em um papel do caderno de desenho do filho, como forma de agradecimento pelo atendimento prestado”, disse Caio Meirelles Deslandes.
Nomeação do Centro Cirúrgico Dr. Newton Luiz Monteiro
Em 2004, o Dr. Newton Luiz Monteiro começou a atuar no hospital Mário Covas Junior como pediatra e cirurgião. Atualmente, compõe a equipe de cirurgia e mantém o ambulatório de cirurgia infantil. É o vice-diretor clínico e goza do respeito e admiração de todos os funcionários do hospital, sempre com sorriso presente e palavras de carinho distribuídas a quem dele se aproxima.
A homenagem foi vista pelos funcionários como um justo reconhecimento a um profissional que atua com dedicação, carinho, respeito e lucidez, buscando, sempre, o bem estar de quem está sob seus cuidados.
Coletiva de imprensa fez balanço dos 100 primeiros dias de governo
Antes da cerimônia de entrega da UTI, o prefeito Márcio Tenório reuniu jornalistas e representantes dos veículos de comunicação da região em uma coletiva de imprensa, para falar sobre os 100 primeiros dias à frente da Prefeitura de Ilhabela.
Ele relatou as dificuldades enfrentadas nos primeiros dias de sua gestão, como problemas operacionais e falta de estrutura adequada nas novas instalações do Paço Municipal, que chegou a suspender o atendimento ao público por ausência de recursos básicos como telefonia e energia elétrica. Destacou a seguir que, superadas estas primeiras etapas, ele e sua equipe passaram a se dedicar aos compromissos assumidos em seu plano de governo, como a instalação da UTI, entregue naquela tarde à população.
Em seguida, o prefeito e seus secretários responderam perguntas sobre temas relevantes para o município, como o serviço de travessia da balsa, a operação dos aquabus, investimentos em saneamento básico, prosseguimento das obras do teatro e centro de convenções, geração de empregos e plano de carreira dos servidores, fomento ao turismo e desenvolvimento social.
Márcio Tenório voltou a afirmar seu compromisso com o exercício de uma gestão participativa, falou sobre o início das Audiências Públicas para a elaboração da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018 e destacou a importância da participação da comunidade. Ressaltou ainda que a UTI é o primeiro grande compromisso de seu plano de governo entregue ao município e que continuará avançando no cumprimento de suas propostas, levando investimentos aos bairros, desenvolvendo e implementando políticas habitacionais, gerindo com austeridade os reursos públicos e garantindo qualidade de vida à população.