Com 140 quilômetros de costa, Ilhabela tem 45 praias, que vão de pequenos refúgios isolados e de difícil acesso, a praias super badaladas e cheias de gente bonita. Como as opções são muitas e o verão está aí, preparamos um roteiro especial, com as melhores praias do Sul ao Norte da ilha, além de algumas dicas especiais para você aproveitar cada minuto do verão.

 

Praia do Veloso

É a última praia acessível por terra no lado sul da ilha, e apesar da proximidade com a badalada Praia do Curral, é pouco freqüentada por turistas. Com areias amareladas e águas tranqüilas, é ideal para quem quer tranqüilidade e não exige infra-estrutura, já que a o Veloso não tem bares, quiosques ou serviço de praia.

 

Curral

É a mais famosa e badalada praia de Ilhabela. Durante todo o verão, suas areias são tomadas pelos guarda-sóis dos bares e restaurantes instalados ao longo de toda a praia. Com areias brancas e águas cristalinas, o Curral oferece uma excelente infra-estrutura de serviços, com bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

 

Praia Grande

É a maior praia do sul da ilha, com cerca de 650 metros de extensão. Possui um calçadão iluminado, bolsão de estacionamento, uma quadra poliesportiva, bares e quiosques na praia. É propícia para a prática de mergulho livre e, dependendo das condições de vento, também é freqüentado por adeptos do windsurf.

 

Julião

Não dá para ver a praia da estrada, mas há placas indicativas e o acesso é feito por uma pequena trilha. Com águas claras e muitas pedras o Julião é ideal para a prática de mergulho livre. Não há bares ou restaurantes, apenas barracas que vendem bebidas e sanduíche natural durante a temporada.

 

Feiticeira

Também é um dos points mais agitados da ilha, freqüentado por kitesurfistas e muita gente jovem. O acesso é por uma pequena trilha e na praia algumas barracas vendem bebidas e petiscos. Não há bares e restaurantes. Suas águas um pouco mais agitados e a praia cercada de verde formam um cenário muito bonito.

 

Ilhote

Esta pequena praia localizada a cerca de 3km da balsa é muito freqüentada por moradores e veranistas. Longe da badalação das praias do sul, não tem infra-estrutura turística mas é ideal para quem quer simplesmente relaxar e curtir as belezas naturais.

 

Pedras Miúdas ou Ilha das Cabras

Abriga um santuário ecológico protegido por lei desde 1982, com a criação do Parque Municipal Marinho, onde é proibido pescar, caçar ou retirar qualquer tipo de espécime.

Graças a essa preservação o local se tornou o maior point de mergulho da ilha, com uma enorme variedade de peixes e outros animais marinhos.

 

Praia do Perequê

Próxima ao centro comercial do bairro de mesmo nome, a Praia do Perequê é mais urbana. Recentemente se transformou em point de kitesurfistas, que dão um verdadeiro show para quem passa pela avenida. Também é onde começa a ciclovia, que vai até a Vila, com um pequeno trecho de interrupção no bairro do Itaquanduba.

 

Itaguassú

Também é cortada pela ciclovia, e apesar de não ser muito freqüentada por banhistas, sua orla é muito utilizadas pelas pessoas que fazem corrida ou caminhada. Tem bons quiosques e restaurantes que oferecem serviço de praia.

 

Pequeá

Tem uma excelente infra-estrutura, com quiosques, restaurante e uma escola de esportes náuticos. É muito freqüentada por famílias e pessoas que querem curtir a praia com a comodidade de ter cadeiras, guarda sol, ducha de água doce e um bom serviço. À noite, os quiosques oferecem pizzas assadas em forno a lenha.

 

Saco da Capela

Bem próxima à avenida, a praia conta com os quiosques dos hotéis Itapemar e Ilhabela, e tem excelente infra-estrutura de serviços. Ao final da tarde, muitas pessoas fazem caminhada em sua orla, de onde se tem uma bela vista do pôr-do-sol.

 

Barreiros

Fica ao norte da ilha, em frente a fazenda de mesmo nome, e apesar de não ser muito freqüentada, tem um visual belíssimo. Sua larga faixa de areia é ideal para quem gosta de caminhar e fazer exercícios à beira-mar.

 

Siriúba

Localizada em frente a uma fazenda com 55 mil metros quadrados de área verde, a Siriúba também tornou-se point de kitesurfistas, que com suas pipas colorem ainda mais o belo visual da praia. Infra-estrutura, somente para os hóspedes do Resort de Charme instalado na fazenda.

 

Pedra do Sino

Diz a lenda que as pedras que cercam esta praia, quando tocadas, emitem barulhos de sinos. Há até uma passarela que leva as pedras principais, fazendo da praia um verdadeiro ponto turístico. É muito freqüentada por turistas, pois conta com restaurante e serviço de praia e é facilmente avistada da avenida.

 

Ponta Azeda

Abriga um condomínio de luxo, e o acesso só pode ser feito a pé, por uma pequena trilha. Tem águas claras e tranqüilas e areia branca. Como não pode ser avistada da avenida e o acesso não é bem sinalizado, a praia é mais freqüentado por moradores e veranistas que conhecem bem a região.

 

Praia do Pinto

É uma praia bem preservada, e em geral não costuma ter muitos turistas porque também não pode ser avistada da avenida. O acesso é feito pela entrada de um condomínio, e não há bares, restaurantes ou quiosques. Tem cerca de 400 metros de extensão e uma larga faixa de areias brancas.

 

Jabaquara

É uma das mais bonitas e preservadas da ilha, com 500 metros de extensão, areias finas e água cristalina, é cortada por dois riachos, um em cada extremidade. O acesso é feito por uma estrada de terra, e é a ultima praia ao norte da ilha onde é possível chegar de carro. Há restaurante e serviço de praia e as operadoras de turismo locais oferecem passeios de escuna até o local.

 

Castelhanos

É o cartão postal de Ilhabela. O acesso pode ser feito apenas em veículos 4×4 através de uma trilha de 22km, ou pelo mar. No caminho, cachoeiras e riachos enchem o passeio de beleza e aventura. É a maior praia da ilha, com 1 km de extensão, e o visual é realmente deslumbrante. É muito freqüentada por surfistas, já que é um dos únicos lugares por auqi que oferecem condições para a prática do esporte.

 

Bonete

É um lugar paradisíaco! Com areias brancas e águas muito claras, o Bonete abriga a maior e mais antiga comunidade tradicional de Ilhabela, que com suas canoas coloridas, jeito simples e hospitaleiro, dão ao lugar um encanto ainda mais especial. Para chegar, no entanto, é preciso muita disposição para percorrer, a pé, os 13km de trilha que levam a praia. A recompensa vem ainda no caminho, com três cachoeiras e toda a beleza da Mata Atlântica. Também é possível chegar de barco, mas é preciso ficar muito atento às condições do mar, que as vezes impossibilitam a entrada ou saída da praia. O Bonete também não é um lugar recomendado para o turismo de um dia, pois a trilha é bastante cansativa e nem sempre é possível conseguir um barco para voltar. O ideal é ir para ficar em uma pousada, mas lembre-se de reservar antes, pois a oferta de quartos é pequena.