As escolinhas de esporte proliferaram nos últimos vinte anos e estão cada vez mais especializadas no intuito de descobrirem novos talentos. A questão em pauta é se isto é positivo ou não. Sob o ponto de vista do desenvolvimento biológico, a maneira como elas estão funcionando deixa muito a desejar. Vamos ver por quê? Desenvolvimento humano. A atenção vem desde o berço. Do nascimento até a puberdade e a adolescência estamos crescendo, e consequentemente, aumentando a massa corpórea, o que nos torna maiores e mais pesados a cada dia. Nessa fase os órgãos e toda a estrutura estão em processo de amadurecimento morfofuncional e só atingem o ápice por volta dos 20 anos de idade, sendo que a mulher completa este ciclo um pouco mais cedo do que os homens. Devido à velocidade destas transformações é interessante que a criança e o adolescente façam vários tipos de atividades. E principalmente, que recebam a orientação sobre a importância da manutenção de posturas eficientes e pratiquem movimentos que são primordiais para que o desenvolvimento morfológico seja positivo. Movimentos primordiais. A chave para o amadurecimento biológico. Saiba que os tecidos que nos compõem estruturalmente (tendões, ligamentos, ossos, pele, músculos, órgãos, nervos etc.) são construídos pelas células. Elas se orientam para realizar esta tarefa pelo regime de forças que criamos para nos movimentar. Os movimentos primordiais como rolar, rastejar, engatinhar, escalar, pendurar-se e balançar, saltar, andar sobre traves, saltos em profundidade, entre muitos outros, exigem um regime de força rico e diferenciado que favorece a construção de tecidos fortes e resilientes. A especialização precisa ser precoce? Quando uma pessoa pratica apenas um tipo de atividade ela se molda estruturalmente para atender a movimentação predominante da atividade escolhida. Isto torna os tecidos restritos em termos de eficiência e a pessoa se torna vulnerável a lesões e estados de dor. Note que toda atividade é acompanhada de um programa de preparação física que infelizmente também está direcionado para tornar a pessoa mais “apta”, porém apenas para a prática da atividade. Cria-se desta forma um círculo vicioso que vai tornando a criança e o adolescente cada vez menos eficiente, estruturalmente falando. Nossa sugestão: Que as escolinhas para crianças e adolescentes adotem uma preparação física de base permanente, onde aconteça uma variação constante de movimentos durante todo o ano. Uma boa proporção seria que 70% do tempo total de treino ou aula fosse elaborada de forma lúdica e apenas 30% do tempo orientado para a atividade competitiva. Bons treinos e tudo no seu tempo! *José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Hoje como professor e instrutor formado pelo Rolfing Institute (Boulder, Colorado, USA) possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, que oferece cursos, aulas e sessões para pessoas interessadas na sofisticação de sua corporalidade, e para profissionais da área da educação e saúde interessados em aprimorar sua proposta de trabalho. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135