Para fazer do ritual de união um momento único e inesquecível, casais brasileiros e estrangeiros têm apostado cada vez mais em alternativas que fogem do lugar comum, transformando a ocasião em uma experiência que ficará marcada para sempre na vida dos noivos e de seus convidados.
Em sintonia com esta tendência, Ilhabela se transformou em um dos destinos de casamento mais procurados do Brasil. Cenários naturais, cerimônias ao ar livre, praias paradisíacas e a oportunidade de reunir os familiares e amigos em uma ilha são alguns dos motivos que levam os casais a disputar vagas nas concorridas agendas de espaços, assessores, decoradores e outros profissionais e empresas que atuam neste segmento na região.
Para atender a demanda, que de acordo com a Secretaria de Turismo de Ilhabela cresce a cada ano e se transformou num importante incremento à economia local, a cidade hoje conta com uma estrutura profissional completa, apta a oferecer todos os produtos e serviços necessários para a ocasião.
Confira a seguir quais são as novidades e tendências do setor e conheça alguns dos melhores fornecedores do mercado.
Espécie da fada-madrinha dos casamentos, as assessoras têm a missão de tornar realidade tudo o que a noiva sonhou para o grande dia! Se você está pensando em casar na praia ou já decidiu trocar alianças por aqui, confira as dicas preciosas de algumas das mais renomadas profissionais de assessoria que atuam no litoral:
Bel Benkler
Para as noivas que querem uma cerimônia à beira-mar, a weddingplanner Bel Benkler explica que o chamado destination wedding demanda um planejamento mais cuidadoso no que diz respeito à logística, tanto dos fornecedores quanto dos convidados. Por isso, é importante definir a data e começar os preparativos com bastante antecedência, além de contar com assessoria profissional de alguém que conheça bem tanto o mercado local quanto os fornecedores de fora, garantindo assim as melhores soluções e alternativas.
Bel ressalta ainda que um casamento na praia tem características totalmente diferentes de um casamento na cidade. “A cerimônia na praia começa mais cedo, geralmente no final da tarde antes do por do sol e termina mais cedo. Também é fundamental estar atento às condições meteorológicas, se precaver com a instalação de cobertura em espaços ao ar livre e se o casamento for pé na areia,consultar a Tábua das Marés”.
Paula Rauch
Com grande experiência na organização de casamentos no litoral paulista, Paula Rauch ressalta que uma informação importante para as noivas, que na maioria das vezes moram em outra cidade ou até fora do País, é saber que existem fornecedores de todos os segmentos no litoral e isso vai viabilizar o evento como um todo, economizando com frete, hospedagem e alimentação!
Para aproveitar ao máximo o exuberante cenário, Paula aconselha às noivas a marcar a casamento para às 16h, assim, sobra tempo para lindas fotos ao pôr do sol depois da cerimônia. Destaca ainda que “Os melhores meses para casar na praia são Abril, Maio, Agosto e Setembro, e é fundamental ter na manga um Plano B em caso de chuva. Também é importante optar pela contratação de uma assessoria especializada em casamentos na praia, pois isso reduz custos e evita surpresas”.
Isabel Costa
A assessora Isabel Costa, de Ilhabela, ensina que a antecedência é a chave do sucesso de um casamento na praia, tanto porque as datas são concorridas e é preciso tempo hábil para a contratação de todos os fornecedores, quanto porque os convidados precisam organizar suas agendas, reservar hospedagens e se programar para a viagem.
Ela explica ainda que a escolha da data merece atenção especial, evitando feriados e períodos de alta temporada, quando itens como hospedagem ficam mais caros e a cidade está mais cheia. “Também é importante verificar quais são os meses com maior incidência de chuva (e evitá-los), ter sempre uma estratégia alternativa prevendo a instabilidade do tempo e, sobretudo, não se chatear se o tempo mudar ou se chover, pois com planejamento e organização profissional, nada vai atrapalhar o grande dia!”