Em sua 8ª edição, o encontro vai divulgar os Indicadores de Qualidade de Vida e Gestão Pública de Ilhabela e os resultados de mais uma Pesquisa de Percepção Cidadã.

No próximo dia 27 de novembro o Instituto Ilhabela Sustentável realizará mais uma edição de seu Evento Anual, encontro que convida todos os moradores, veranistas, visitantes, autoridades e demais interessados no futuro da cidade a acompanhar o trabalho da entidade e conhecer dados importantes sobre a realidade do município, como os Indicadores de Qualidade de Vida e Gestão Pública levantados anualmente pelo GOPI – Grupo de Orçamento Participativo e Indicadores, que reúne voluntários técnicos que coletam e organizam dados de secretarias municipais e outros órgãos públicos, com o objetivo de traçar um panorama dos serviços prestados à população.

O evento acontece desde 2007, ano da fundação do Instituto, e nos quatro primeiros anos apresentou de forma consecutiva a Pesquisa IBOPE de Percepção Cidadã, com dados coletados entre a população que revelam como moradores, veranistas e turistas avaliam a qualidade dos serviços públicos. A partir de 2010 a pesquisa passou a ser realizada a cada dois anos, foi apresentada em 2012 e volta à pauta do encontro em 2014. Os resultados serão apresentados por Márcia Cavalari, presidente do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística.

Para falar sobre modelos de gestão e uso público de Unidades de Conservação, o IIS convidou Maria Luisa, executiva do Instituto Semeia –  instituição não governamental que acredita que as áreas protegidas do Brasil devem se tornar orgulho dos brasileiros e podem ser uma fonte expressiva de riqueza para o país.

O Relatório Anual de Indicadores de Qualidade de Vida e Gestão Pública de Ilhabela será apresentado pelo presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, Georges Henry Grego, que também falará sobre os projetos e programas em andamento e propostas para o futuro.

A última parte do evento é dedicada ao debate público, que será mediado por Jakow Grajew, onde os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas e registrar suas opiniões.

Participe!

Data: 27/11/2014 | Horário: 18:30h | Local: Auditório do Ilhaflat

Endereço: Avenida Princesa Isabel, 774 – Perequê

Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis

Logo após o Evento Anual do IIS, Ilhabela sedia o 7º Encontro Anual da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que acontece entre os dias 28 e 30 de novembro e reunirá movimentos do Brasil inteiro, com o objetivo de promover a troca de experiências e o debate sobre os avanços, conquistas e desafios enfrentados, além de propor novas estratégias de atuação.

Os movimentos por cidades justas, democráticas e sustentáveis são independentes e apartidários. Nasceram com o intuito de mobilizar e articular distintos setores da sociedade para contribuir na gestão dos municípios e comprometer os cidadãos e os sucessivos governos com a ética e a transparência, tendo como valor essencial a democracia participativa.

Entre as novidades preparadas pelo Instituto Ilhabela Sustentável para receber os representantes dos diversos municípios que compõem a rede, está uma parceria com a Gastromotiva, primeira organização do Brasil a inspirar e promover transformação e inclusão social por meio da gastronomia. A iniciativa inclui a realização de oficinas em Ilhabela, ministradas para os funcionários do fornecedor do IIS que será o responsável pelos almoços e pelo jantar do Encontro da Rede e aberta a restaurantes locais convidados, que terão a oportunidade de conhecer conceitos sobre o potencial, poder e responsabilidade da gastronomia como um agente capaz de transformar vidas e lugares.

O Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis em Ilhabela é uma realização do Instituto Ilhabela Sustentável e tem o patrocínio do Instituto PDR.