Criado na Itália em 1997 para classificar os restaurantes que seguiam fielmente a tradição do próprio país, o Selo Ospitalità Italiana nasceu para preservar e promover a imagem da verdadeira e tradicional gastronomia italiana. Em 2010, a certificação passou a ser concedida a todo o mundo e São Paulo foi a primeira cidade fora do território italiano a recebê-la. Atualmente, há 440 restaurantes certificados, em 45 países ao redor do mundo.
O objetivo do selo é avaliar a hospitalidade e a tradição italianas, por isso os requisitos para participar englobam desde a presença de, ao menos, um funcionário fluente em italiano até a proposta gastronômica, que deve conter pratos e vinhos da tradição do país e serem elaborados com produtos comprovadamente de origem italiana.
Promovida pela União das Câmaras de Comércio da Itália (Unioncamere), Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas (Isnart) e ITALCAM – Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura em colaboração com o Sebrae São Paulo, a segunda edição do “Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo” aconteceu no dia 9 de dezembro, na Casa das Caldeiras, em São Paulo.
O Famiglia Manzoli é o único restaurante do Litoral Norte Paulista certificado pelo Selo e credita este reconhecimento aos quase quinze anos de dedicação da família e da equipe ao restaurante de Ilhabela, que nasceu com a proposta de trazer para a cidade os sabores autênticos da culinária italiana.