Idealizado pelo Juiz de Direito aposentado Antônio Silveira, o Programa Ambiental “A Última Arca de Nóe” nasceu em 1995, com o objetivo de desenvolver estudos para proteção efetiva das espécies e ecossistemas, promover a educação ambiental e melhorar a qualidade de vida global.

Fruto de anos de estudo e pesquisa de seu idealizador nas aéreas de história natural e meio ambiente, o programa é uma das primeiras iniciativas do gênero no país e hoje conta com um riquíssimo acervo de fotos, vídeos e sons de diversas regiões do Brasil e do exterior.

Para compartilhar seus conhecimentos, divulgar e promover a educação ambiental e outros temas ligados ao meio ambiente, Antônio Silveira realiza palestras por todo o país e tem mais de 350 artigos publicados em jornais, revistas e periódicos.

Dedica-se também à pesquisa e levantamento de espécies da fauna, principalmente da avifauna, motivo que o trouxe a Ilhabela em março de 2006 e março de 2007.

Calcula-se que Ilhabela concentre cerca de 250 espécies de aves, sendo que 118 foram identificadas por Antônio Silveira em suas duas visitas. “Por se tratar de uma área de proteção ambiental, Ilhabela apresenta uma grande quantidade de espécies, incluindo aves raras como o papagaio-moleiro (Amazona farinosa)”, afirma Silveira.

Em Ilhabela, o projeto recebe apoio logístico da Fazenda Siriúba, que vem se preparando para oferecer aos seus hóspedes e visitantes a atividade conhecida como Bird Watching e pretende, em parceria com o programa ambiental, consolidar e divulgar a lista de espécies do arquipélago, além de criar uma estrutura com o apoio de guias especializados para receber turistas brasileiros e estrangeiros interessados na observação de pássaros.

Mais informações sobre o Programa Ambiental “A Última Arca de Noé” no site: www.aultimaarcadenoe.com.br