As maiorias das pessoas que nos procuram para organizar um programa de condicionamento físico têm como prioridade emagrecer. Poucos colocam a saúde e o bem estar em primeiro plano. Emagrecer é na maioria dos casos uma questão muito mais relacionada com estilo de vida do que com exercícios. Pesquisei alguns mitos do emagrecimento para que nossos leitores tenham uma ideia mais clara a respeito deste problema e assim possam se necessário, fazer um plano realístico e de longo prazo.
Mito nº1 – Se você quer emagrecer deve fazer exercício.
Para diminuir o percentual de gordura é preciso em primeiro lugar criar um déficit calórico. Ou seja, verificar quanto você está ingerindo de calorias e quanto está consumindo. Se você não fizer esse cálculo, apenas fazer exercício não vai ajudar.
Mito nº2 – Exercícios aeróbicos emagrecem.
Realizar esses programas rotulados de “cardio” ou qualquer tipo de atividade prolongada não vai fazer com que você queime gordura. Queimar gordura é uma questão de ajuste entre dieta e exercício. Lembre-se que nesta dieta conta também a quantidade de água perdida e ingerida. Além disso, considere que se você treina “pesado” por uma hora e passa o restante do dia sentado ou realizando atividades sedentárias com certeza não vai emagrecer. É preciso se alimentar de acordo com o nível de atividades realizadas durante o dia e não somente com o nível de intensidade, volume, carga e sobrecarga de treinos.
Mito nº3 – Quanto mais exercício mais gordura se queima.
Queimar gordura é uma questão de balanceamento entre a nutrição e a hidratação, realizada antes, durante e depois do treino. O tipo de exercício, a intensidade, o volume, a carga e a sobrecarga também fazem a diferença. Se você é daquelas pessoas que acreditam que depois do treino merecem uma sobremesa, aqui vai à notícia triste: refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas podem devolver facilmente as 300/400 calorias que foram queimadas.
O efeito do exercício para o emagrecimento ainda não está muito claro. Lembre-se que as informações com maior índice de credibilidade apontam para o estilo de vida como o fator mais indicado para os casos de sobrepeso e obesidade. Além disso, considere que fazer exercícios diariamente não é compensatório para um estilo de vida sedentário.
Mito nº4 – Uma hora por dia de exercícios durante sete dias na semana faz emagrecer.
Você já deve ter percebido que isso não é verdadeiro. A minha sugestão é que você desvincule o exercício em si como fator primordial no emagrecimento. Faça exercício para manter o metabolismo eficiente, para estar saudável, liberar stress acumulado e principalmente para sentir prazer.
Dica: elabore um diário com tudo o que você come durante duas semanas. Anote desde o cafezinho até a quantidade de água e some as calorias ingeridas. Compare com o que foi gasto e veja se empatou. Garanto que você vai se surpreender. Verifique o resultado e pense em montar um programa alimentar adequado e equilibrado com os exercícios.
Bons treinos!
Fonte: Originally from: http://www.ironman.com/triathlon-news/articles/2013/03/weight-loss-myths.aspx#ixzz2QAqyYAp1
*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Hoje como professor e instrutor formado pelo Rolfing Institute (Boulder, Colorado, USA) possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, que oferece cursos, aulas e sessões para pessoas interessadas na sofisticação de sua corporalidade, e para profissionais da área da educação e saúde interessados em aprimorar sua proposta de trabalho. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135