Em Ilhabela, a devoção a Nossa Senhora D’Ajuda é tão antiga quanto a história da cidade, e foi trazida para cá pelos colonizadores portugueses, cujas embarcações cruzavam o oceano rumo ao Brasil sob a proteção da Santa.
De acordo com o padre Leonildo Ferreira, pároco de Ilhabela, já são 313 anos de história e devoção, sendo que há 201 anos a primeira capela construída em homenagem a Nossa Senhora D’Ajuda foi transformada em paróquia.
Desde então, a crença na Santa se incorporou à cultura e às tradições caiçaras, e todos os anos, no dia 2 de fevereiro, uma grande festa com missa, procissão e quermesse homenageia a Padroeira de Ilhabela.
Neste ano, a programação da festa teve início na quinta-feira, dia 28 de janeiro, com a realização da quermesse, que foi montada na praça em frente à igreja, seguida por show musical e sorteio de prendas. No sábado, dia 30, começou a programação religiosa, com a realização do Tríduo nas missas de sábado, domingo e segunda-feira. Na terça-feira, dia 2, uma missa especial lotou a igreja, seguida pela procissão formada por centenas de fiéis que percorreram as ruas da Vila.
História
A primeira capela em homenagem a Nossa Senhora D’Ajuda foi construída no final do século XVIII, pelo vigário de São Sebastião, o padre Manoel Gomes Pereira Marzagão. Alguns anos depois, a capela foi substituída por uma igreja, inaugurada em 02 de fevereiro de 1803 pelo padre João Rodrigues Coelho.
Em 1805, restaurada e ampliada por Julião de Moura Negrão, a igreja tornou-se Matriz, permitindo a emancipação político-administrativa da Capela de Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso que, em 03 de setembro daquele ano passou a se chamar Vila Bela da Princesa, denominação mais tarde substituída por Vilabela, Formosa e, finalmente, Ilhabela.
O estado atual da Igreja Matriz é fruto do trabalho e dedicação do escultor paulista Alfredo Oliani. Por volta de 1950, o artista começou a arrecadar doações para a reforma da fachada e dos altares, pintura do forro e dos quadros e a colocação do novo piso. Ele também contribuiu com a execução de várias obras, dentre as quais se destacam a “Via Sacra” e as quatro grandes estátuas que se encontram na frente da Igreja.
Oração de Nossa Senhora d’Ajuda
Lembrai-vos, ó doce Mãe, Nossa Senhora d’Ajuda, que nos foi dada por Jesus para nosso amparo! Cheios de confiança na Vossa bondade nós vos clamamos em nosso auxílio. Mãe querida Senhora d’Ajuda, acolhei benigna todas as nossas súplicas e dignai-vos atendê-las. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, pra que sejamos dignos da promessa de Cristo. Amém!