Campeão mundial da categoria wave e tetracampeão brasileiro da freestyle, o kitesurfista paulista Guilherme “Guilly” Brandão pode somar mais um título em seu currículo. Após o cancelamento da disputa da wave na etapa de Arraial do Cabo, a Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) confirmou nesta segunda-feira que o velejador de Ilhabela é bicampeão brasileiro da categoria. Maior vencedor do esporte no Brasil e integrante da Seleção Brasileira de Kitesurf, Guilly chegará à última etapa do Oi Kitesurf 2007, na Barra da Tijuca, com o título garantido por antecipação. Além do título, Guilly garante ainda uma vaga na Seleção em 2008, quando ela será formada pelos dois melhores do ranking da freestyle e o campeão da wave.
Diante da falta de ventos que obrigou a interrupção e o cancelamento da etapa de Arraial do Cabo, os organizadores do Oi Kitesurf 2007 decidiram ampliar ainda mais o prazo para a realização da última etapa, na Barra da Tijuca. Prevista para começar no dia 31 de outubro e terminar no dia 4 de novembro, com um dia a mais do que os tradicionais quatro dias de cada etapa, a competição no Rio terá início dia 30. Ao todo, a janela para a realização da etapa será de seis dias, visando garantir um grande final de temporada.
Além de Guilly, chegam na Barra com o título sob a pipa a carioca Carol Freitas, na wave feminina e Bruna Kajiya, na freestyle feminino. Se nestas categorias houve o domínio de um ou outro velejador, na freestyle masculino a emoção vai durar até a última bateria. Quatro velejadores estão separados por uma diferença de apenas 140 pontos e tudo pode acontecer.
O carioca Reno Romeu lidera o ranking com 2.360 e tem na sua cola três cearenses: Carlos Alexandre Monteiro, o Goiaba, e José Evandro dividem o segundo lugar com 2.285, enquanto Tomás Teixeira aparece em quarto com 2.220. O equilíbrio entre eles é grande, como ficou comprovado na última etapa, realizada em Arraial do Cabo, de 18 a 21 de outubro. Os quatro chegaram às semifinais e tiveram de dividir a quarta colocação porque a falta de ventos impediu a realização das últimas baterias.