Com romance, aventura e suspense, a obra Príncipe de Astúrias – O Titanic Brasileiro é inspirada em fatos reais

 

A Editora Moderna, lança no dia 28 de fevereiro, o livro Príncipe de Astúrias – O Titanic brasileiro, que tem como base a história do navio que vinha da Espanha para o Brasil. A tripulação estava em clima de carnaval, tudo era festa e alegria, mas, na madrugada do dia 5 de março de 1916, o navio chocou-se contra a Ponta de Pirabura, em Ilhabela, no litoral paulista. Como a batida foi rápida e devastadora, o navio desapareceu no mar em menos de cinco minutos. Quatro anos após o naufrágio do Titanic, o transatlântico considerado “praticamente inafundável”, a tragédia se repetiu, desta vez com o navio espanhol na costa brasileira.

 

O maior naufrágio da América do Sul completará um centenário no ano que vem, e esta história é o pano de fundo do livro escrito por Isabel Vieira. A obra traz uma mistura de romance, ficção e realidade ao entrelaçar a história real do naufrágio com um romance histórico, onde os protagonistas fictícios convivem com personagens reais, como a tripulação do navio.

 

A história de amor entre o argentino Emilio e a paulistana Mariana começa quando os dois se conhecem pela internet e decidem se encontrar em Ilhabela. O rapaz vai para o arquipélago à procura de informações sobre o navio onde estava seu avô e naufragou ali mesmo anos atrás. Já Mariana, que está morando na cidade para cuidar de sua bisavó, acaba encontrando um diário que pertencia a sua trisavó, também de nome Marianna. Nos registros, ela descobre segredos de família que irão ajudar Emilio em sua busca e uni-los ainda mais.

 

Para embalar o leitor, o livro conta com registros e fotos que ilustram os fatos daquela época.  A riqueza de detalhes do enredo fica por conta da minuciosa pesquisa feita pela autora em livros, jornais e no museu náutico de Ilhabela, cidade onde ocorreu o naufrágio. No local podem ser encontrados fotos, registros e histórias dos naufrágios mais impactantes do litoral norte paulista.

 

Sobre a autora

Isabel Vieira nasceu em São Paulo, em 1948. Formou-se em Letras na PUC e em Jornalismo na FIAM. Como jornalista, foi repórter de revistas e jornais, editora de comportamento e redatora-chefe de revistas femininas. Colaborou, também, em outros veículos da imprensa. Desde 1990 escreve livros juvenis, com vários títulos publicados.