A homeopatia é uma especialidade médica criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann no final do século XVIII, e seu princípio é a busca da cura através de substâncias que atuam por semelhança aos sinais e sintomas manifestados pelo indivíduo. Portanto, diverge da medicina tradicional, que trata o doente com substâncias geralmente antagonistas aos sintomas, por exemplo, um antibiótico contra uma infecção, ou um antinflamatório contra uma inflamação.

 

Partindo deste princípio, através da homeopatia o indivíduo é tratado após uma investigação minuciosa de cada particularidade dos sinais e sintomas manifestados, observando-se inclusive características de sua personalidade e comportamento, ou seja, cada um deve ser analisado e tratado buscando o seu equilíbrio e criando condições para a sua resposta a determinada doença.

 

Na prática diária, verificamos que cada um de nós apresenta fragilidades e “órgãos de choque” para determinadas adversidades do cotidiano. Após sofrer um stress, uma pessoa poderá apresentar uma alteração na garganta, outra no ouvido, outra na pele, e assim por diante… E a resposta a esta agressão também é individual. Ou seja, não poderemos tratar todos os indivíduos da mesma maneira, e a homeopatia considera cada um e sua resposta, individualmente.

 

Curar significa muito mais do que matar uma bactéria presente em um organismo (e isso vale também para outros distúrbios). É a busca do equilíbrio desse organismo que promoverá todas as condições necessárias para uma resposta adequada.

 

Considero fundamental a compreensão de que a “busca da cura” envolve diversos fatores, desde a alimentação, o ambiente, o emocional, os hábitos pessoais entre outros, e a homeopatia pode ajudar-nos nesta organização.

 

Importante frisar também, que as práticas tradicionais da medicina (alopatia) muitas vezes podem e devem ser utilizadas, e que o apoio de um profissional da confiança do paciente é parte fundamental no tratamento.

 

Dr. Alfredo Rosmaninho é Pediatra e Homeopata e atua como Diretor Clínico e Responsável pelo Departamento de Pediatria do Hospital Governador Mário Covas Júnior, em Ilhabela. Também faz parte da equipe de médicos que atende na Clínica Aquarela.