Celebrado pela primeira vez na França em 22 de setembro de 1997, o Dia Mundial sem Carro foi adotado pela União Européia em 2000 e hoje conta com a participação de vários países. Seu objetivo é estimular a reflexão sobre os impactos gerados pelo uso do automóvel, da poluição do ar às mortes no trânsito, do tempo perdido nos congestionamentos ao peso do carro no orçamento doméstico.

A iniciativa chegou a algumas cidades brasileiras no início da década e desde 2005 é promovida na capital paulista pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que neste ano ganhou o apoio das 250 entidades que integram o Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade.

Estimulada pela preocupação com o excesso de veículos em Ilhabela, uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal e o Movimento Nossa Ilha mais Bela, que congrega entidades representativas da sociedade civil, vai promover o Dia Mundial sem Carro na cidade, através da realização de um calendário de atividades que vai convidar moradores, turistas e veranistas a deixar seus carros em casa por um dia e refletir sobre o uso de alternativas de transporte mais sustentáveis. “Queremos unir ações de cidadania a discussões sobre temas importantes para o futuro de Ilhabela”, afirma Georges Grego, um dos fundadores do Instituto Ilhabela Sustentável, entidade que dá suporte ao Movimento Nossa Ilha mais Bela.

Além de promover a consciência individual, o evento pretende ampliar o debate e a participação da sociedade na busca de soluções que facilitem o uso de meios de transporte alternativos. Uma ciclovia que cruze a ilha de norte a sul, calçadas da Ponta das Canas à Ponta da Sela, transporte coletivo abundante e de qualidade para moradores, turistas e veranistas e a construção de uma hidrovia municipal como alternativa de transporte coletivo são algumas das ações que podem tornar o Dia sem Carro uma realidade constante. “Se houver um consenso entre a sociedade sobre as ações necessárias, fica muito mais fácil cobrar o poder público”, lembra Georges. “Da mesma forma, se os governantes souberem claramente o que a população quer, também terão mais facilidade para buscar as soluções”, completa.

O evento, que acontece em um sábado, terá em sua programação atividades esportivas, culturais e educativas realizadas em vários pontos da cidade.

Participe! No dia 22 de setembro deixe seu carro em casa e transforme sua caminhada, corrida, pedalada ou passeio com o cachorro em uma ação de cidadania.