Desde o início de fevereiro, moradores e turistas que estacionam seus carro na Vila precisam desembolsar R$ 1,00 por hora para permanecer em uma das 360 vagas demarcadas nos locais denominados “zona azul”.


O novo sistema funciona apenas nos finais de semana, feriados e nas temporadas de verão e inverno. Nas demais épocas do ano, o estacionamento estará livre da cobrança da taxa. A prefeitura considera como temporada de verão o período compreendido entre 23 de dezembro e a quarta-feira de cinzas.

 

A cobrança é feita através de parquímetros, minuto a minuto, permitindo ao usuário pagar apenas pelo tempo efetivo de permanência. Para utilizar o serviço é preciso comprar uma espécie de botom, que custa R$ 10,00, e abastecê-lo com créditos, que são subtraídos de acordo com o uso. Fora da temporada, a zona azul funciona a partir de sexta-feira (ou dias que antecedem feriados) das 18h as 24h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h as 24h. O período máximo permitido para o estacionamento é de 4 horas, e veículos parados por até 10 minutos ficam isentos da taxa.

 

“O sistema fará com que o comércio tenha mais rotatividade, fazendo com que o turista tenha mais facilidade de chegar ao seu ponto de consumo. Com isso a economia aquecerá, gerando emprego e distribuindo renda ao cidadão de Ilhabela”, declara o secretário municipal de Turismo e Fomento de Ilhabela, Ricardo Fazzini. Segundo ele, outro ponto importante é o fracionamento da hora. “O munícipe poderá ter seu botom (chip) onde poderá armazenar seus créditos. É muito mais justo”, completa Fazzini.


De acordo com a prefeitura, também ficarão isentos os motoristas que estacionarem seus veículos em frente às farmácias, hospitais, pronto-socorro e em outros locais que necessitem de parada de emergência, além de pontos de veículos de aluguel. Essas áreas, segundo a prefeitura, serão sinalizadas e excluídas da área da zona azul. Veículos com placas oficiais, ambulâncias, da imprensa e motos estarão isentos da taxa. As motocicletas, porém, devem estar estacionadas em locais destinados a elas. A lei prevê que a permanência do motorista no interior do veículo não o desobriga do pagamento da taxa.


A zona azul em Ilhabela, segundo o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), será criada para atender a uma das principais queixas de moradores e turistas que encontram falta de locais para estacionamento. Pesquisa encomendada pelo Instituto Ilhabela Sustentável ao Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) confirma o problema, além do trânsito congestionado em algumas épocas do ano.


“Segundo a pesquisa, a questão do trânsito e estacionamento de veículos têm sido uma das maiores reclamações dos turistas que chegam a Ilhabela. A maioria dos moradores sabe que a zona azul é necessária”, explica Manoel Marcos.