Mais de 700 espetáculos de diversas expressões artísticas como música, dança, teatro e circo, além de atividades em bibliotecas e projeções de filmes em alguns municípios que não possuem salas de exibição, irão agitar 50 cidades do interior e litoral paulista, entre os meses de março e novembro deste ano. A programação tem início no dia 8 de março.

 

O lançamento foi realizado nesta quarta-feira (20), em cerimônia no Salão Nobre da Secretaria da Cultura, pelo secretário João Sayad, com a presença da presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Monica Serra, prefeitos e dirigentes culturais de diversos municípios.

 

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), em parceria com as prefeituras dos municípios, o Circuito Cultural Paulista tem como objetivo possibilitar a circulação de espetáculos culturais por todo o Estado e a democratização do acesso à cultura, pois todas as apresentações são gratuitas.

 

Para tanto, todas as cidades envolvidas no projeto receberão, pelo menos, um evento cultural por mês, para gerar uma programação regular e estimular o interesse e a formação de público. As cidades contempladas pelo projeto são: Andradina, Atibaia, Assis, Avaré, Bertioga, Bebedouro, Brotas, Buritama, Caraguatatuba, Catanduva, Dracena, Fernandópolis, Guararapes, Guaíra, Guararema, Ibitinga, Itapira, Itatiba, Itápolis, Iguape, Ilhabela, Itapetininga, Jaú, Juquiá, Lençóis Paulista, Lins, Lorena, Martinópolis, Matão, Miracatu, Mirandópolis, Mongaguá, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Olímpia, Paraguaçu Paulista, Presidente Epitácio, Queluz, Regente Feijó, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Rosa de Viterbo, Santa Fé do Sul, São Manuel, São Simão, Sertãozinho, Suzano, Taquarituba e Tupã.

 

“Os municípios foram escolhidos levando em conta a existência de equipamentos culturais, o interesse demonstrado, a programação cultural e a distribuição geográfica de maneira a atender todas as regiões do Estado”, explica André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria da Cultura.

 

Ao todo serão nove meses de atividades culturais, com mais de 700 espetáculos de 250 artistas, sendo que 30 cidades receberão duas apresentações mensais e 20, uma por mês. “São, em média, 20 espetáculos por semana”, diz Sturm.

 

Itinerância e diversidade

 

O Circuito Cultural Paulista é a ampliação do projeto piloto Curto-Circuito, desenvolvido em 2007, em dez cidades do Estado, com um total de 38 apresentações de 16 artistas durante 54 dias. Em 2008, com investimento total de R$ 4,5 milhões, o Circuito Cultural Paulista oferece uma programação regular de espetáculos, por meio do uso dos equipamentos (teatros) existentes nas cidades, estímulo aos grupos locais pela troca de experiências com os artistas visitantes e o aumento do público para os artistas e grupos.

“A proposta do Circuito Cultural Paulista é consolidar uma política de difusão de espetáculos no interior e litoral do Estado, para que as cidades tenham uma programação cultural continuada e de qualidade”, afirma Sturm.

 

Parte dos eventos será realizada por artistas e grupos vencedores de editais do Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Estado da Cultura, em 2007. “Dessa maneira, retorna para a sociedade o benefício do apoio à produção cultural”, garante Sturm.

 

Entre os artistas participantes estão nomes como Yamandú Costa, Monica Salmaso, Vânia Borges, Ná Ozzetti, Teatro Mágico, Tião Carvalho e Trio Forró, Cia. Auto Mecânica, Fraternal Cia. Artes e Malas-Arte, Ópera da Mala, Velha Companhia, Furunfunfum, Circo de Ébanos, Circo Arte Brasil, Ballet Stagium, Dança Vida e outros.

 

Dos vencedores do PAC 2007, na categoria teatro: La Mínima, Grupo Faz de Conta, As Aventuras de Urashima Taro; números circenses: O Engolidor de Espadas, Palhaços para Sempre, Show de Variedades, A Voz da Praça, Sonho Mágico, Circo Teatro Susy, Abracadabra! A Vida é Mágica e, em dança, a Distrito Cia. de Dança, entre outros.