Realizado em Ilhabela, de 13 a 19 de janeiro, o Campeonato Brasileiro de 420 2 470 contou com tempo bom e diferentes condições de vento, garantido regatas bem competitivas. Todas as regatas previstas na programação foram corridas. Marcos Adler e Bruno Leal, do Rio de Janeiro, sagraram-se campeões da 420 por antecipação no penúltimo dia. As colocações da classe 470 foram decididas apenas no último dia, e Alexandre Paradeda e o paulista Bernardo Arndt foram os campeões.
O Estado de São Paulo deu um banho em número de participantes no Brasileiro de 470, totalizando 60% dos velejadores, são eles: Bernardo Arndt (1º), Eduardo Chap Chap e Fernando Bocciarelli (4º), Isabel Ficker e Laura Zanni (5º), Ricardo de Paula e Rafael Harada (7º), Tommy Summer e Felipe Brito (9º), Eduardo Pacheco Chaves e Adrian Meusburger (12º), Silvia Reni e Michael John (13º), Henrique Cabette e Eduard Meusburger (14º), e Ana Nogueira (15º).
Os paulistas do Brasileiro de 420 também tiveram uma boa representatividade atingindo um total de 20% dos participantes, são eles: Eduardo Melchert e Gabriela Biekarck (5º), Natalia Henssel e Natalie Biekarck (7º), Gabriel Melchert e Rodrigo da Luz (11º), Fabio Melchert e Martin Pineda (14º), Falcone e Paula Morganti (24º).
“A representatividade do estado de São Paulo em campeonatos deste grau de importância deixa a FEVESP muito satisfeita. Nossa objetivo é que esta participação seja ativa em toda a equipe paulista para as competições brasileiras e internacionais”, ressalta Odoardo Heitor Lantieri, Presidente da entidade.
Para a dupla paulista Isabel Ficker e Laura Zanni, as raias do canal de São Sebastião já são bem familiares. Desde 2004, quando assinaram o contrato de patrocínio com o Bingo Augusta, Bel e Laura elegeram Ilhabela a raia oficial de treinamento. “Além de ser um excelente lugar para velejar por causa dos ventos, ainda temos a vantagem de ter o nosso técnico por perto”, conta Laura Zanni, referindo-se ao velejador e técnico Bernardo Arndt, hexacampeão brasileiro na classe 470.