De refúgios isolados onde vivem comunidades tradicionais até faixas de areia que são sinônimo de agito e badalação, o arquipélago de Ilhabela tem dezenas de praias, todas com características singulares, que oferecem opções para todos os gostos. Uma delas é perfeita para o seu verão e se você ainda não escolheu a sua, confira algumas dicas:

 

 

Aventura

Com 85% de sua área protegida pelo Parque Estadual, Ilhabela guarda em seu território uma das mais importantes faixas de Mata Atlântica do Estado de São Paulo e esconde trilhas, cachoeiras e praias isoladas ideais para a prática do ecoturismo. Se você está disposto a se aventurar pela mata para conhecer lugares paradisíacos, prepare-se para começar o passeio. Os esforços? Serão todos recompensados pela bela paisagem!

 

Bonete

Acessível por terra apenas por uma trilha de 13 quilômetros que só pode ser percorrida a pé, o Bonete abriga uma das últimas comunidades tradicionais da região, onde dezenas de famílias vivem praticamente isoladas da área urbanizada da Ilha e sobrevivem da pesca e de algumas atividades ligadas ao turismo.

Não há rede de energia elétrica (apenas um gerador que serve toda a comunidade), a água consumida é captada das cachoeiras, a base da alimentação é o peixe trazido pelos pescadores e a farinha de mandioca, que também é produzida pela comunidade. Todos os outros itens consumidos são trazidos da “cidade” nas canoas dos pescadores que, aliás, também são produzidas no Bonete, em uma tradição que passa de pai para filho há muitas gerações.

Apesar das operadoras locais oferecerem a opção de ir de barco, vá caminhando! Embora a praia esteja há 13 quilômetros do último ponto onde é possível chegar de carro no extremo sul da Ilha, o Bonete começa quando você põe os pés na trilha.

São quase quatro horas caminhando em meio a Mata Atlântica, com três cachoeiras ao longo do caminho e a presença de animais nativos como pássaros, tucanos, papagaios, lagartos e até macacos, que nos observam curiosos, escondidos entre a vegetação.

No final do percurso, ao avistar a praia do alto de um morro, você entenderá porque a Praia do Bonete é considerada uma das mais bonitas do mundo!

Uma grande faixa de areias claras, o mar cristalino que se encontra com o Rio Nema em uma das extremidades, canoas artesanais multicoloridas que são usadas como meio de transporte, muitas pedras e o frescor da mata compõe um cenário paradisíaco.

A trilha é extensa e cansativa, portanto, o ideal é passar pelo menos uma noite em uma das pousadas locais e voltar descansado no dia seguinte. Se tiver tempo, tire uns dias de férias por lá, há inúmeros lugares para conhecer e o contato com a comunidade é uma experiência enriquecedora. Se não quiser encarar a trilha novamente, é possível contratar uma canoa caiçara e voltar pelo mar.

 

Castelhanos

Localizada na face leste da Ilha e voltada para o mar aberto, a Baía de Castelhanos é um dos destinos de turismo ecológico mais visitados da Ilha, já que todas as operadoras locais oferecem passeios de jipe ou de barco para a praia. Por terra, o acesso é feito através de uma estrada de 22 quilômetros que atravessa o Parque Estadual de Ilhabela e exige veículos com tração 4×4 e motoristas experientes. Por isso, o ideal é ir com um dos jipeiros locais.

Para os aventureiros mais dispostos, também é possível percorrer o caminho a pé ou, para ciclistas experientes em trilha, de bike.

Assim como acontece no Bonete, o passeio para Castelhanos também começa no início da estrada. Ao passar pela guarita que indica o início do Parque Estadual a beleza e diversidade da Mata Atlântica tomam conta dos sentidos e ao longo do caminho é possível apreciar diversas espécies da fauna e da flora locais.

A chegada à praia também surpreende, tanto por sua dimensão (é a maior praia da Ilha, com 2 quilômetros de extensão) quanto por sua beleza, com águas transparentes e muito limpas. Como é uma das poucas praias de Ilhabela que oferece boas ondas, também é muito frequentada por surfistas.

Se para a maioria dos visitantes o destino final é a praia de Castelhanos, para os aventureiros, este é apenas o início do passeio. De lá, partem trilhas para a famosa Cachoeira do Gato, com queda d’água de 70 metros de altura, e para as Praias do Gato, da Figueira, Mansa e Vermelha. A trilha para a cachoeira foi estrutura para a prática de ecoturismo e, graças a isso, tem fácil acesso, mas para conhecer as outras praias convém contratar um guia local.

 

Agito

Para os turistas que querem praias badaladas, com areias tomadas por guarda-sóis, cadeiras e espreguiçadeiras, serviço de bar com cerveja gelada, drinks e petiscos e, é claro, muita gente circulando, a Ilha tem opções que são sinônimo de agito.

Curral

É uma das praias mais famosas e a mais badalada de Ilhabela. Durante a temporada de verão, toda sua extensão é ocupada pelas cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis dos diversos bares e restaurantes que oferecem estacionamento (condicionado a consumação mínima), duchas e banheiros, serviço de praia, bebidas, petiscos e refeições a base de peixes e frutos do mar, som ambiente e outras facilidades.

Alguns deles oferecem vantagens extras, como o clube de praia do luxuoso hotel DPNY, que tem o serviço de Day Club, que inclui SPA com sauna finlandesa, piscina aquecida, jacuzzi e massagem, piscina externa com vista para o mar, serviço de praia com espreguiçadeiras, toalhas, mesas e cadeiras, camas, ocas e lounges, DJs residentes com música de qualidade, internet Wi-Fi, equipamentos de mergulho e caiaque, estrutura náutica com passeios de barco e segurança.

No Papagaio, um dos restaurantes mais tradicionais da praia, além de cardápio completo e variado com porções e pratos preparados com peixes e frutos do mar selecionados, os clientes de embarcações contam com serviço de bordo, disponível através do canal 68.

O Canoa de Voga, que fica no canto esquerdo da praia, tem quiosque com mesas na parte interna e lounges para quem quer almoçar ou curtir a praia protegido do sol, estacionamento com manobrista,   cardápio infantil e fraldário.

 

Sea Club

Inspirado nos badalados clubes de praia que fazem sucesso na Europa e no Caribe, o Sea Club oferece serviços exclusivos, para quem quer aproveitar o melhor da praia em um ambiente descontraído e sofisticado com produtos e atendimento de primeira qualidade.

Localizado na Praia do Saco da Capela, próximo a Vila e a diversos hotéis, o clube está instalado em uma área de 3,7 mil metros quadrados de frente para o mar e conta com restaurante de cozinha contemporânea, quatro bares, lounges, uma piscina de 190 metros quadrados cercada por decks de madeira com cadeiras e espreguiçadeiras, música de qualidade com pick-ups comandadas por DJs residentes e convidados, espaço para relaxamento e um belo jardim. Na praia, guarda-sóis, mesas e confortáveis espreguiçadeiras, com drinks, bebidas e petiscos servidos por uma equipe atenciosa de garçons.

Durante a temporada de verão, entre os meses de dezembro e março, as tardes do Day Club serão embaladas por dois DJ’s residentes e às sextas, sábados e domingos haverá performances de trompetistas, entre outras surpresas, ao redor da piscina.

Nas noites de sábado durante todo o mês de janeiro e no sábado e segunda-feira de Carnaval, a casa promove suas famosas e badaladas festas noturnas, com pista de dança comandada por DJ’s residentes e convidados especiais.

Reveillon Wonderland – para celebrar a chegada do Ano Novo em grande estilo, o Sea Club preparou uma festa exclusiva e surpreendente. Com decoração lúdica, personagens e performances inspiradas no Clássico “Alice no País das Maravilhas”, pick-ups comandadas pelo DJ convidado Tom Keller e pelos residentes Hermes Pinna e Donato, o evento promete uma virada mágica e inesquecível! Os convites individuais incluem Ilha Gastronômica e Open Bar com vodka e whisky importado, energético e espumante e há a opção de camarotes para 10 pessoas. Os ingressos são limitados. Reserve o seu!

 

Esportes

Com o título de Capital Nacional da Vela, Ilhabela oferece condições ideais para a prática de diversos esportes náuticos, como Vela para adultos e crianças, Windsurf, Kitesurf, Vela Oceânica e Stand Up Paddle, entre outros. Para atender os praticantes e as pessoas que querem aprender a velejar, algumas praias oferecem estrutura completa, com aulas, locação de equipamentos e equipe de apoio.

Armação

Sede da Escola de Vela BL3, que atua há 18 anos em Ilhabela, a Praia da Armação tem condições ideais para velejo tanto de vento sul quanto de vento leste e conta com a vantagem de oferecer estrutura completa, para que o aluno ou velejador se preocupe apenas em curtir a prática do esporte.

Para quem quer começar, a escola oferece aulas de veleiros para crianças nas classes Optimist e Open Bic, aulas de veleiros para adultos nas classes Dingue e Laser, aulas de Windsurf para adultos e crianças e aulas de Vela Oceânica.

Para quem já pratica esportes náuticos, conta com os serviços de guardaria para veleiros e windsurf, com galpão coberto para os equipamentos, botes infláveis para apoio aos velejadores, deck para lavagem de equipamentos, vestiários e lanchonete, além da locação de veleiros, windsurf, stand-up, caiaques, cadeiras e guarda-sol.

As boas condições de vento, somadas à estrutura instalada na praia transformou a Armação em ponto de encontro de velejadores e não é raro encontrar por ali atletas ilustres como Robert Scheidt, Alexandre Paradeda, Bernardo Arndt, Paulo dos Reis, Beto Pandiani, Isabel Ficker e Laura Zanni, entre outros campeões que treinam por ali ou utilizam a estrutura para ir até a Ponta das Canas, um dos melhores points de velejo da ilha.

Para as famílias ou amigos que acompanham os velejadores ou mesmo para aqueles que querem apenas curtir a praia enquanto apreciam as velas coloridas cortando o canal, a Armação oferece uma extensa faixa de areia, águas tranquilas e árvores que garantem sombra, além de barracas que vendem bebidas e petiscos.

 

Perequê

Localizada na área urbana de Ilhabela, próxima ao centro comercial da cidade, a Praia do Perequê tem como principal vantagem a facilidade de acesso e conta com a estrutura da agência de turismo Caiçara, que tem aulas de kite, cursos básicos de vela e windsurf, apoio para a prática de pesca e mergulho e locação de veleiros, caiaques e pranchas de Stand Up Paddle, além de passeios de barco e de jipe para diversas praias e guias especializados para a prática de ecoturismo.

Como a praia também tem condições favoráveis de vento, frequentemente é possível observar os praticantes de kite deslizando sobre o mar com suas pipas coloridas.

Ao longo da orla há bares, restaurantes e quiosques que oferecem serviço de praia, como a Creperia N’Areia, que além de mais de 40 receitas de crepes doces e salgados, também serve petiscos e bebidas, e o Gaudí, que mistura a descontração praiana com a sofisticação de receitas da cozinha contemporânea, como as famosas Paellas, uma das especialidades da casa.

A Praia do Perequê conta ainda com boa infra-instrutora urbana, com calçadas para caminhada e corrida, ciclovia, parquinhos para as crianças, campo de futebol de areia, redes de vôlei, acessórios para prática esportiva como barras de alongamento, iluminação, praças e bancos.

 

Família

Para famílias com crianças e para os turistas que preferem praias mais tranquilas, mas não abrem mão de itens como conforto, boa estrutura e facilidade de acesso, a Ilha também tem praias que reúnem belezas naturais preservadas, serviços de bar e restaurante e outras facilidades.

Julião

Muito frequentada por moradores, a praia do Julião, no sul de Ilhabela, tem 300 metros de extensão e é cercada por árvores que garantem sombra nos dias quentes de verão. Tem areias finas, águas limpas e é bastante preservada.

No mar, grandes pedras submersas e as pequenas ilhotas em frente à praia fazem do local um excelente ponto para a prática de mergulho livre.

Não é possível ver a praia da avenida e o acesso é feito por uma pequena trilha ou pelo estacionamento do único restaurante local. Nos feriados e durante a temporada, um dos terrenos que dá acesso à praia também funciona com estacionamento. Para chegar, basta ficar atento à sinalização pública, que identifica com placas cada uma das praias.

O serviço de praia é oferecido pelo Restaurante Prainha do Julião, que pertence à família de descendentes do caiçara Benedito Julião dos Santos, que nasceu no local, no século XIX, e deu nome à praia, naquela época conhecida como Prainha do Sul.

Além de facilidades como estacionamento, ducha, banheiros, mesas, cadeiras e guarda-sóis, o restaurante tem um cardápio variado, que mistura receitas inspiradas na tradicional cozinha caiçara a pratos da culinária contemporânea, além de petiscos, saladas e comida vegetariana.

 

Campo de Aviação

Localizada há apenas um quilômetro da Vila, a praia do Campo de Aviação tem águas calmas e transparentes, ideais para banho. Graças à sua excelente localização, próxima ao centro da cidade, é o lugar ideal para quem quer aproveitar o sol e o mar sem ter que se deslocar até as praias do norte ou do sul.

Conta com boa estrutura e serviço de praia de qualidade, oferecidos pelo Bar e Restaurante Manapani, que tem mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis, ducha, deck e cardápio de petiscos, saladas e pratos à La Carte. À noite, o espaço funciona como restaurante e pizzaria.

A praia abriga ainda a sede da Escola Municipal de Vela, que oferece cursos gratuitos aos alunos da rede pública de ensino e dá apoio e suporte a diversos eventos e competições náuticas realizadas no canal.

Na rua que dá acesso à praia há campos de futebol de areia, ciclovia, parque infantil com brinquedos de madeira, praça com bancos e árvores e equipamentos para a prática de exercícios físicos.

Embora não tenha estacionamento, é fácil parar o carro nas ruas paralelas à avenida que termina na praia.