A Associação Mantenedora do Aquário de Ilhabela – AMAI inaugurou em junho seu novo espaço de divulgação científica e educação ambiental, o Museu de História Natural de Ilhabela. O acervo está instalado na sala cedida pelo Parque Estadual de Ilhabela, em sua sede e Centro de Interpretação Ambiental, na Vila.

 

Desde o início das suas atividades na ilha em 1976, a AMAI divulgou a vida marinha local na sua exposição de aquários educativos, agora desativada, onde simulava os vários ambientes costeiros do arquipélago. Devido à drástica redução da biodiversidade marinha na região, e ainda, com as atuais restrições legais para a coleta de animais marinhos vivos para aquários, a entidade optou por concentrar os esforços na exposição do acervo de animais preparados para estudos científicos, fomentando o Museu de História Natural de Ilhabela.

 

As coleções didáticas de animais taxidermizados, conservados em álcool, crânios, conchas, esqueletos, peças secas, peças diafanizadas, fotos, filmes e vídeos, que compõe o acervo, ilustram a enorme biodiversidade marinha e terrestre do arquipélago. Algumas espécies outrora abundantes e hoje muito raras na região podem ser vistas nessa exposição.

 

O acervo zoológico, iniciado em 1965 por Cicero M. Spiritus é composto principalmente por pequenos animais coletados mortos na natureza e doados por visitantes do aquário, além dos diversos animais que viveram no Aquário de Ilhabela ao longo desses 32 anos.

 

A AMAI sempre promoveu e apoiou programas de Divulgação Científica e Educação Ambiental, voltados aos estudantes do município e visitantes. Em 1984 a entidade foi declarada de Utilidade Pública Municipal. Cadastrada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, contando com o respaldo da Sala Verde, do Parque Estadual de Ilhabela e de outros parceiros, agora como museu, a AMAI continuará a promover suas ações visando seu objetivo inicial: estimular a preservação dos ambientes naturais desse arquipélago prodigioso, que abriga a maior reserva insular de Mata Atlântica do planeta.

 

A sede do Parque Estadual de Ilhabela fica na Praça Coronel Julião, na vila, e a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.