Cumprindo seu compromisso com a população, no final do ano o Governo do Estado, por meio da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), cumpriu a meta de produzir mais de 1 bilhão de litros de água, suficientes para atender a uma população estimada em 1,8 milhão de pessoas entre 26 de dezembro e 2 de janeiro. Essa marca histórica é fruto do planejamento anual e do compromisso que o governo assumiu em proporcionar ao turista e ao morador do litoral a melhor comodidade possível neste momento de lazer.


Durante todo o ano de 2008, houve o investimento de R$ 6,2 milhões em obras no litoral Norte, que possibilitou o aumento de 12% na capacidade de abastecimento. Além disso, a Sabesp se planejou e fez mudanças de ações operacionais, responsáveis por sanar os problemas ocorridos nas temporadas passadas em São Sebastião e em Ubatuba.


O resultado do trabalho permitiu que a empresa atendesse perfeitamente bem a população nos momentos de maiores picos de consumo, entre 16h e 22h, quando a oferta de água distribuída foi 17% superior em relação ao mesmo período do verão passado; quantidade de água suficiente para atender os quatro municípios do litoral Norte por quatro dias na baixa temporada.


Em São Sebastião, houve reforço no bombeamento e nas redes de distribuição, que permitiram aumento de 32,5% em relação ao ano anterior. Em Ubatuba, ampliações de vários sistemas permitiram substancial melhoria no abastecimento do Centro, Lázaro, Itaguá, Praia Grande e Maranduba. Também o reforço na Estação de Tratamento de Água (ETA) Lagoinha garantiram o abastecimento na cidade. Na ETA Porto Novo, em Caraguatatuba, os funcionários venceram a seqüência de três blecautes ocorridos na noite do dia 31 de dezembro e evitaram o desabastecimento.

 

Em dezembro, o Governo do Estado iniciou uma campanha publicitária nas mídias alertando a população sobre o uso inteligente da água. Ação importantíssima para a conscientização do turista.


Uma vez cumprido o compromisso no fim do ano, gerentes e diretores da Sabesp do litoral Norte já começaram a trabalhar para o Carnaval, com a missão de garantir que mais uma vez não haverá falta d’água.