O veleiro italiano Luna Rossa, comandado pelo brasileiro Robert Scheidt, terminou em quarto lugar a regata longa da 57ª Giraglia Rolex Cup, entre St. Tropez, na França, e Genova, na Itália, com a volta em torno de uma grande pedra chamada Giraglia, que dá nome à competição. O STP65 do brasileiro demorou 37h34min02s para completar a prova. O fita azul foi o barco britânico Alegre, com o tempo de 36h58min45s.

 

Robert Scheidt encarou esta regata como um verdadeiro desafio, já que está se adaptando à vela de Oceano, depois de uma sólida carreira em classes olímpicas. Na prova, teve de coordenar 22 tripulantes num percurso de 243 milhas náuticas (cerca de 450 quilômetros), numa disputa muito cansativa e extenuante para toda a equipe.

 

Alegre, do comandante Andrés Soriano, terminou a prova com apenas 2min48s de vantagem sobre o norte-americano Bella Mente, segundo colocado. O britânico Ran ficou em terceiro lugar, à frente do Luna Rossa. Com o resultado, o recorde da regada continua com o Alfa Romeo, que completou a regata em 18h03min15s.

 

“Foi um desafio e tanto. A Giraglia Rolex Cup reuniu veleiros modernos e tripulações experientes, o que aumentou a nossa dificuldade”, comentou o velejador brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil e Prada, dono de quatro medalhas olímpicas e de dez títulos mundiais.

 

Antes da prova de longo percurso, o brasileiro disputou três regatas preliminares, terminando em quinto lugar, com 13 pontos perdidos (5+5+3) na classe MiniMaxi.

 

A tradicional competição é organizada pelo Yacht Club Italiano em colaboração com o Yacht Club da França e a Société Nautique de St. Tropez.

 

Mais informações no site www.robertscheidt.com.br