Como é a iluminação na sua casa? Deficiente? Excessiva? Impessoal? Comece a pensar na iluminação de sua casa ainda na construção, se possível. Assim poderá atender a todas as suas expectativas, sem faltas nem excessos. Um bom começo é analisar tudo o que será feito no ambiente. Irá utilizá-lo para quê? Trabalho? Lazer? Relaxamento? Antes que você ache tudo muito complicado, calma. Daremos a você algumas dicas importantes:

 

Escolha das Peças

O estilo da casa, necessidade de luz no local, altura do pé-direito, cor das paredes, efeito de luz desejado, são alguns dos fatores que são levados em consideração ao decidir a melhor iluminação, valorizando a decoração e a arquitetura. Os artigos artesanais de iluminação combinam muito com o clima informal do litoral, e são confeccionados com diferentes materiais, como cerâmica, fibras, tecido, latão e ferro, em diversos formatos e utilizações.

 

Acerte o foco

O foco de luz emitido por qualquer luminária é classificado em: frontal, descendente e ascendente.Seus diferentes graus de emissão definem sua finalidade, repare se o modelo que lhe agrada atende ás suas necessidades. Por exemplo, luminárias com bastante luz frontal iluminam o ambiente como um todo. Para mesas de refeições, há necessidade de bastante luz descendente. Em ambientes intimistas, a ascendente cria um bonito efeito, sem incomodar os olhos. Repare também, se o “ponto” é de teto ou de parede, e se ficará exposto á chuva, maresia ou vento.

 

Tipo de lâmpada

Prefere utilizar que tipo de lâmpada? As chamadas fluorescentes economizam muito em energia e não esquentam. Porém, o formato da lâmpada e capacidade de projeção não são seu forte. Já ha algum tempo são fabricadas em tons mais quentes e aconchegantes. Já as incandescentes têm a luz mais natural, dentre elas, as transparentes são boas em projetar desenhos e efeitos nas paredes. As halógenas, como a dicróica (ótima para espelhos de banheiro), são perfeitas para marcar texturas e obter efeito cênico e focado.

 

Detalhes que fazem a diferença

Complemente sempre a iluminação principal, com peças auxiliares, como abajures, luminárias de mesa ou chão e até mesmo, velas. Você poderá assim, desfrutar de um cenário novo para cada ocasião.

Seja ele sofisticado ou muito simples, tenha certeza que qualquer ambiente renasce quando iluminado com atenção. Reproduza á noite, o encantamento e brilho da luz do dia.

E para quem lê na cama: Abajures no criado-mudo. Deixe sempre, pelo menos, uma tomada atrás da cabeceira.

 

Na loja “Lampião – luz e arte”, prestamos consultoria especializada quanto á distribuição de pontos de luz, escolha do tipo de luminária, melhor material á utilizar. Sem custo adicional. 

 

Silvia Cabral – designer e consultora luminotécnica.

 

 

À luz de velas

Para criar uma atmosfera aconchegante, poucos truques são tão eficazes quanto acender velas. Complemento ideal para a iluminação de diversos ambientes, elas oferecem a possibilidade de “brincar” com a decoração e imprimir personalidade aos espaços de acordo com cada ocasião.

Versáteis e multifuncionais, as velas oferecem ainda outra vantagem: podem ser recicladas e até mesmo restauradas. “Uma vela antiga, que está empoeirada ou perdeu a cor pode receber banhos e pintura, além da troca de pavio”, afirma Edna Valezin, proprietária do Ateliê Luz da Ilha, que fabrica velas artesanais e desenvolve um minucioso trabalho de reciclagem e restauração. “Velas que perderam a utilidade podem ser recicladas e transformadas em novas peças, de acordo com a necessidade dos clientes”, completa.

 

O Ateliê Luz da Ilha recebe encomendas por atacado e varejo, e oferece o serviço de aluguel de luminárias para festas e eventos.

 

 

Serviço

Lampião – luz e arte

Av. Princesa Isabel, 1634 – Loja 11 – Perequê – Ilhabela. Tel. (12) 3896-1487

 

Ateliê Luz da Ilha

Rua João Maetini, 311 – Barra Velha – Ilhabela. Tel. (12) 3895-8456 / 9715-3449.