Jabaquara

É a última praia ao norte da ilha onde se pode chegar de carro, e a relativa dificuldade de acesso (são 16 quilômetros partindo da Vila, oito deles em estrada de terra), faz do lugar um dos mais bonitos e preservados da região. Cortada por dois riachos, um em cada extremidade, a praia tem 500 metros de extensão, areias finas e claras e água cristalinas. Há restaurante, serviço de praia e boa estrutura no local, e quem não quiser enfrentar o trajeto de carro, pode optar por um passeio de escuna com paradas extras nas praias da Fome e do Poço.

 

Pacuíba

O acesso é feito por uma pequena trilha e as grandes pedras e águas muito claras fazem da Pacuíba a praia ideal para a prática de mergulho livre. Não há nenhuma estrutura turística no local e em dias de maré cheia a pequena faixa de areia de apenas 50 metros de extensão desaparece sob o mar.

 

Armação

É a preferida dos amantes de esportes náuticos como vela, kite e windsurf, pois além de boas condições de vento, conta com a base de uma escola de vela que oferece cursos, aluguel de equipamentos e infra-estrutura de apoio aos velejadores. Há barracas que vendem bebidas e petiscos e o acesso à praia também é feito por uma pequena trilha.

 

Praia do Pinto

Distante seis quilômetros da Vila é uma das mais badaladas do lado norte da ilha. Para chegar, é preciso atravessar um condomínio (a pé, pois o acesso de carros só é permitido aos proprietários de imóveis). O serviço é restrito aos petiscos e bebidas servidos pelas barracas de praia, mas o visual e a boa sombra proporcionada pelas árvores distribuídas ao longo da larga faixa de areia valem o passeio.

 

Ponta Azeda

Fica ao lado da Praia do Pinto e tem apenas 150 metros de extensão com areias claras e águas muito limpas. Não oferece estrutura turística e é ideal para quem quer tranqüilidade. Lá, uma família de pescadores faz a salga artesanal de peixes, que são vendidos no local.

 

Pedra do Sino

Ganhou esse nome por conta de uma lenda que diz que as imensas pedras ao redor da praia, quando tocadas, emitem barulhos de sinos. Para quem quiser conferir, uma passarela leva às pedras principais. Possui estrutura turística oferecida por um restaurante que serve pratos e petiscos à base de frutos do mar.

 

Siriúba

Fica a três quilômetros da Vila e oferece boas condições para a prática de kite e windsurf. Conta com os serviços de um resort de charme instalado em uma fazenda de 55 mil metros quadrados, além de um quiosque que serve bebidas e petiscos na praia.

 

Viana

Pequena e com águas calmas, a praia do Viana é ideal para famílias com crianças. Tem boa infra-estrutra, com restaurante e quiosque de praia. Também oferece boas condições para a prática de mergulho livre.

 

Barreiros

Fica em frente a uma antiga fazenda e tem uma larga e extensa faixa de areia. Não é muito freqüentada porque não dispõem de infra-estrutura, mas tem um belo visual e é uma excelente opção para quem gosta de caminhar e praticar esportes à beira-mar.

 

Santa Tereza

Fica ao lado do Iate Clube de Ilhabela e é conhecida como praia dos pescadores. Tem um mercado que vende peixes frescos e frutos do mar. A paisagem tranqüila é colorida pelo vai-e-vem dos barquinhos de pesca.

 

Praia da Vila

Praticamente desaparece quando a maré está cheia, mas pode ser admirada do píer central ou de um dos grandes deques de madeira construídos após a revitalização da Vila. É um bom lugar para apreciar e fotografar o pôr-do-sol e também é o local onde durante toda a temporada de verão desembarcam os milhares de turistas que chegam a cidade a bordo dos navios cruzeiros.

 

Saco da Capela

É a última praia antes de chegar à Vila e suas águas são tomadas por veleiros e barcos ancorados no Pindá Iate Clube. Há serviço de praia oferecido por quiosques e o mar calmo, a infra-estrutura e o fácil acesso facilitam a vida de quem quer curtir o sol e tomar um bom banho de mar sem ter que se deslocar até o sul ou o norte.

 

Engenho D’Água

Tem uma extensa faixa de areia, árvores para quem quer sombra, restaurante e serviço de praia oferecido por um quiosque. Há também uma escola de vela que oferece cursos e aluguel de equipamentos.

 

Itaquanduba

É indicada para esportes como vela e canoagem e suas areias abrigam um condomínio e uma marina. Por ter uma parte de mar lodoso, não é muito apreciada por banhistas, mas tem um grande movimento de turistas que passam pela praia fazendo caminhadas ou passeando pela ciclovia.

 

Itaguaçú

Tem uma faixa de areia de quase 600 metros e praticamente toda a sua extensão pode ser vista da avenida. Conta com quiosques, bares e restaurantes também é bastante freqüentada por pessoas que gostam de praticar esportes ao ar livre.

 

Perequê

Fica próxima ao centro comercial da cidade e toda sua extensão tem calçadas para caminhada e é acompanhada pela ciclovia. Também tem um píer público, de onde saem os passeios de escuna das operadoras de turismo locais. Ao longo da praia há bares, restaurantes e quiosques.

 

Barra Velha

Ao lado do atracadouro da balsa, a praia da Barra Velha abriga uma área de mangue e é freqüentada por barcos de pesca da comunidade local.

 

Pedras Miúdas

Partindo da balsa, é a primeira praia ao sul e fica em frente à Ilha das Cabras, Santuário Ecológico Marinho freqüentado por amantes do mergulho livre e autônomo. É uma praia pequena, com águas claras e calmas, ideais para banho. Também conta com bares que servem frutos do mar, petiscos e bebidas.

 

Praia do Oscar

Tem apenas 30 metros de extensão e uma enorme pedra no meio da faixa de areia. Tem águas claras e é bastante freqüentada por moradores e adeptos da pesca.

 

Portinho

Pequena e tranqüila, tem enormes pedras e águas cristalinas. As encostas de pedras nos cantos esquerdo e direito da praia são boas para a prática de mergulho livre. Há bares que oferecem serviço de praia e um quiosque para quem quer fugir do sol.

 

Feiticeira

É uma das poucas praias de tombo da ilha, com areias grossas e cerca de 250 metros de extensão. Não há bares ou restaurantes, mas a beleza e a tranqüilidade do local são suficientes para atrair os turistas durante todo o verão. A praia fica longe da estrada, mas há uma placa sinalizando a entrada. É preciso deixar o carro e seguir por uma pequena trilha.

 

Julião

Pequena e escondida, a praia do Julião é acessível por uma pequena trilha que sai da estrada. Não há bares ou restaurantes, mas as águas transparentes, as grandes pedras e o visual tranqüilo valem o passeio.

 

Praia Grande

Com uma faixa de areia inclinada e 650 metros de extensão, oferece excelente estrutura, com vagas de estacionamento, bares e restaurantes. Há uma charmosa capela no meio da praia e quadras esportivas bastante utilizadas pela população local. Embora a boa infra-estrutura seja ideal para famílias, é preciso tomar cuidado com as crianças pois a praia é de tombo e costuma ter ondas.

 

Curral

É sinônimo de agito e badalação. Em seus 400 metros de extensão estão instalados vários bares e restaurantes que oferecem serviço de praia com mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis. No canto direito da praia há um luxuoso hotel que oferece serviço vip aos seus hóspedes e também atende turistas em seus bares e restaurante.

 

Veloso

É a última praia ao sul da ilha onde é possível chegar de carro. Apesar da proximidade, é exatamente o oposto da vizinha praia do Curral. Não tem bares nem restaurantes, e por ser muito tranqüila, é bastante freqüentada por moradores locais. Dois navios naufragados no local atraem a atenção de adeptos do mergulho autônomo.

 

Bonete

É uma das praias mais bonitas do arquipélago e abriga a maior e mais tradicional comunidade caiçara de Ilhabela. Só é possível chegar de barco ou através de uma trilha que exige nada menos que quatro horas de caminhada em meio a Mata Atlântica. Portanto, visitá-la requer planejamento, pois a trilha exige bom condicionamento físico e o trajeto de barco pode tornar-se inviável dependendo das condições do mar. O ideal é destinar no mínimo dois dias ao passeio e vale lembrar que a oferta de hospedagem local é pequena e convém fazer reserva com antecedência.

 

Enchovas

Cortada por um rio, a praia das Enchovas tem areias grossas, águas cristalinas e muitas pedras. O acesso só pode ser feito por barco ou através de uma trilha (uma hora de caminhada) que sai da Praia do Bonete.

 

Indaiaúba

A praia é linda, com areias brancas e mar calmo e muito claro, mas o acesso é ainda mais difícil. Apenas por barco ou trilha de duas horas partindo da praia das Enchovas.

 

Figueira

No lado leste da ilha, está entre as praias que têm sua beleza preservada graças às dificuldades de acesso. Também aqui só é possível chegar de barco ou andando por duas horas no meio da mata, em uma trilha que sai de Castelhanos e passa pelas praias Mansa e Vermelha.

 

Castelhanos

É a praia de difícil acesso mais freqüentada da ilha, pois todas as operadoras locais oferecem passeios de jipe ou barco até lá. O acesso pode ser feito por terra, mas apenas por veículos com tração 4×4. Com um quilômetro de extensão, é a maior de toda a ilha e uma das únicas com formação de grandes ondas, que oferecem condições ideais para a prática de surf. De lá partem trilhas para a belíssima Cachoeira do Gato e para as praias Mansa, Vermelha, Figueira e do Gato.

 

Serraria

Com uma larga faixa de areias brancas e cercada por águas muito limpas, abriga uma pequena comunidade de pescadores. O acesso? Só de barco.

Fome

No lado norte da ilha, entre o Jabaquara e a Praia do Poço, a pequena praia da Fome tem casinhas de pescadores, barquinhos coloridos e uma antiga casa de fazenda. Algumas escunas que fazem o passeio até a praia do Jabaquara dão uma parada por lá.