A beleza natural do Brasil e a diversidade de seu povo são marcas de tradições que resultam em festas exuberantes, repletas de crenças, cores, formas e sons. Comemorações religiosas ou folclóricas de onde transbordam fé, esperança e intensa alegria de viver. É o resultado da mistura de raças e costumes formados em mais de quinhentos anos de História.

 

Maravilhas do Brasil – Festas Populares retrata a riqueza da nossa cultura popular, muitas vezes poética, simbólica e espalhada por todo o território nacional. Seja com a Festa do Divino, o Carimbó, o Boi-bumbá, a Folia de Reis, o Círio de Nazaré, Festa de Iemanjá, Congada de Ilhabela ou as Cavalhadas, essas manifestações são expressões do estado de espírito e do movimento do povo em sua forma mais autêntica. São as raízes culturais mais importantes desse mesmo povo. Um patrimônio a ser usufruído pelas gerações atuais e preservado para as gerações futuras.

 

Mistura de culturas dos colonizadores europeus, indígenas nativos, negros trazidos como escravos e, mais tarde, imigrantes, essas festas populares são celebradas durante todo o ano, através de personagens mascarados, caretas, reis, rainhas, caboclos, porta-estandartes, sombrinhas, pastoras e mil outras fantasias, envolvidas em muita criatividade, sem perder suas origens e essência.

 

Maravilhas do Brasil – Festas Populares, quarto volume da coleção, traz uma significativa amostra dessas manifestações da nossa cultura popular, em 110 fotos, em edição bilíngüe (português/inglês), com acabamento de altíssima qualidade, em detalhes que valorizam a obra, como a capa dura e a sobrecapa diferenciadas, todo impresso em 4 cores e papel cuchê fosco.

 

Sobre os fotógrafos:

Gabriel Boieras, paulistano, nascido em 1977, formou-se em publicidade e propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Dedica-se profissionalmente à fotografia desde 1999. Em 2003, abriu a produtora fotográfica Individual de 2 juntamente com a fotógrafa Luciana Cattani, onde também realizam trabalhos comerciais e desenvolvem o projeto Brasil em Festas, com registros de diversas manifestações populares brasileiras, organizados em um grande acervo sobre o tema. Participou de diversas exposições em galerias e centros culturais no Brasil, além de livro referente ao tema.

 

Luciana Cattani, paulistana, nascida em 1970, formou-se em publicidade e artes gráficas pelo Istituto Superiore di Comunicazione em Como, Itália, e completou seus estudos em fotografia participando de vários cursos e workshops entre São Paulo e Milão, onde também já expôs seus trabalhos. Como fotógrafa e pesquisadora de arte da cultura brasileira, começou a percorrer as regiões do território brasileiro e, desde 2003, juntamente com o fotógrafo Gabriel Boieras, montou o projeto Brasil em Festas, para divulgar as diversidades da cultura brasileira por meio de seus registros. O encontro com essas raízes foi o casamento perfeito pra mostrar ritos e costumes, rendendo várias publicações em revistas especializadas, exposições em galerias e centros culturais no Brasil e no exterior, além de dois livros sobre o tema.

 

Marco Antonio Sá, carioca, nascido em 1954. A fotografia faz parte de sua vida desde os 15 anos de idade, como um hobby que, com o tempo, acabou virando profissão. É formado em engenharia mecânica e pós-graduado em administração de marketing. Deixou definitivamente a engenharia em 1983 e desde então dedica-se profissionalmente à fotografia. Seus primeiros trabalhos publicados nessa época foram sobre o artesanato de São Paulo e as festas populares e religiosas vieram logo depois, em conseqüência disso.